Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Projetos LEADER/DLBC

Conheça aqui alguns dos muitos projetos apoiados pelos Grupos de Ação Local, através do LEADER/DLBC nos Programas de Desenvolvimento Rural nos Programas Operacionais Regionais.

Enoturismo da Serenada: ampliação da unidade de turismo rural e modernização da produção vinícola

Da simbiose entre a paisagem, o terroir e a memória familiar, nasceu em plena Serra de Grândola, a escassos 13 km da Costa Alentejana, o Serenada Enoturismo, uma unidade que dispõe atualmente de seis quartos, que, em breve, passarão a ser oito; uma biblioteca; uma sala de eventos; terraços amplos e uma piscina exterior panorâmica.

I13866-ADEGA.JPG

 

Centro de Interpretação da Paisagem/Observatório da Charneca

As potencialidades excecionais da paisagem rural característica da Charneca Ribatejana motivaram Graça Saraiva, proprietária do Casal do Gavião do Meio, uma exploração agrícola e florestal com mais de 500 hectares, a idealizar e criar o Centro de Interpretação da Paisagem.

 I13853-CHARNECA2.JPG

 

Conservação e preservação do dólmen de Antelas

O Dólmen de Antelas tem pinturas, a vermelho e preto, na superfície de esteios com mais de cinco mil anos. Classificado como monumento nacional, desde 1990, a sua preservação está em grande risco devido aos níveis elevados de humidade constantes no seu interior.

I13842-TRABALHOSXDEXDIAGNXXSTICOX-XCRXXDITOXFOTOXEON.JPG

 

Produção de sabugueiros

Com a perspetiva de viver a reforma de uma forma autossustentável, o casal – Rosa Gomes, reformada, e João Manuel Coelho, desempregado –, escolhe, em 2012, mudar-se da cidade do Porto para o campo, mais precisamente para um terreno com nove hectares em Castelo de Vide, onde construiu uma casa térrea e instalou uma quinta de fundamento ecológico, com ovelhas para manter o terreno limpo, galinhas para sustento próprio e produção de estrume para a horta biológica.

I13837-P1070830XFLORDESABUGUEIRO.JPG

 

Aclimatização de plantas produzidas in vitro

Andreia Afonso estava no 3.º ano de Engenharia Biotecnológica quando pensou pela primeira vez em produzir plantas in vitro. Terminados os estudos, o projeto foi para a “gaveta” até fevereiro de 2010, altura em que concorre ao Laboratório de ideias de negócio – IdeaLab, organizado pela TecMinho e Universidade do Minho. Andreia e Filipe Vieira (co-fundador e sócio da empresa) introduzem melhorias no projeto e plano de negócios originais e criam de seguida, em dezembro de 2010, a Deifil Technology. Graças ao dinheiro arrecadado com vários prémios de empreendedorismo, iniciam as obras de construção do laboratório.

I13823-FASEX2.JPG

 

Estruturar a atividade de comercialização por grosso de produtos hortícolas

Após uma licenciatura em Economia e oito anos ao serviço do setor bancário, em abril de 2012, Mário Carvalho decide regressar às origens e dedicar-se a 100% à agricultura. Para dar continuidade ao negócio familiar, deixou para trás o ramo da banca, onde não perspectivava um futuro profissional e mudou de vida.

I13818-AVEIRO-SUL-250.JPG

 

Requalificação do coreto de Vilarinho de São Roque

Ao longo do ano, a pequena aldeia do concelho de Albergaria-a-Velha, Vilarinho de São Roque, é palco de práticas e eventos associados à vida rural. A aldeia tem cerca de 100 habitantes. Uma população, que não descura tradições, práticas agrícolas e memórias da terra.

I13810-IMGX1473.JPG

 

Aumentar a capacidade produtiva e melhorar a qualidade do azeite

Entre a fronteira espanhola e o rio Guadiana, situa-se a herdade da Risca Grande. A propriedade de duas famílias suíças, Bernhard e Zehnder, adquirida em 2000, conta com 300 hectares, dos quais 100 de olival que produz à volta de 100 mil litros de azeite por ano.

I13805-ROTA-1.JPG

 

Redução dos custos energéticos de uma exploração apícola

O que começou por ser um hobby na vida de Vitor Claro tornou-se na principal atividade laboral. A paixão pelas abelhas e o maneio das colmeias já não se compadece com amadores e a dedicação a tempo inteiro à apicultura levou a que formasse a empresa "Claro's Apicultura", que tem crescido e a partir de Vila Velha de Ródão além de extrair mel e pólen também produz mel prensado.

I13796-FOTOX2.JPEG

 

Salsicharia e Fumeiro de Carne Arouquesa DOP

André Dias herdou dos pais, donos de um restaurante que serve o famoso “Bife de Alvarenga”, o gosto pelos produtos autóctones e da terra. Confiante na experiência adquirida e no potencial da tradição, porém com um toque de inovação, pensou produzir alheiras, hambúrgueres, salsichas frescas e chouriças de vitela arouquesa, numa unidade de produção de salsicharia e fumeiro de tipo artesanal.

I13791-ALHEIRAS.JPG

 

Melhorar a produção e a transformação dos produtos feitos no Zambujal

Rui Jerónimo e o irmão decidiram, há sete anos, dar um novo rumo à vida profissional e dedicar-se à agropecuária no sítio do Zambujal, uma terra à qual estiveram sempre ligados por razões familiares. Foi ali que começaram a produzir carne de porco alentejano. Já viveram ali 100 pessoas, hoje são cerca de 15.

I13784-DSCX5661.JPG

 

Instalação de queijaria

Madalena Fonseca deixou há dez anos as feiras onde vendia têxteis com o marido para criar cabras, seguindo o exemplo dos pais, também criadores de gado. Hoje é uma empresária em nome individual que iniciou a atividade de criação de ovinos e caprinos com um projeto de primeira instalação de jovem agricultora.

I13777-IMGX1333.JPG

 

Aumento da capacidade da adega da Herdade Fonte Paredes

Em 1999 a família Cerejo comprou um terreno em Avis que não estava a ser explorado. No primeiro ano de atividade, a Sociedade Agrícola Herdade Fonte Paredes iniciou a plantação de 40 hectares de vinha, com castas tintas e brancas.

 I13769-20190521X144038.JPG

 

Agroturismo, albergue para peregrinos e loja da quinta

Com o apoio do GAL Terras de Sicó, a Sociedade Agrícola Torre D. Gayão, apostou na diversificação das atividades, com a concretização de um albergue de peregrinos de Santiago, um espaço de agroaturismo e uma loja de produtos da quinta e regionais.

I13758-QTACORTICAXMGX5301.JPG

 

Diversificação de atividade através da produção de medronho

A Suberpinus é uma empresa fundada em 2005, preferencialmente vocacionada para a gestão de propriedades rurais e prestação de serviços silvícolas e agrícolas. Desde a sua constituição participou na criação de nove Zonas de Intervenção Florestal (ZIF), sendo atualmente entidade gestora de cinco ZIF. Apostou na diversificação, com o apoio do GAL Al Sud/Esdime, através da criação de uma unidade de produção de aguardente de medronho.

I13755-IMGX0380XX2X.JPG

 

Criação de centro de vinificação no Douro

Luciano Madureira, enólogo com mais de 20 anos de experiência profissional em empresas de referência da região, abraçou um novo desafio em nome próprio, quando decidiu consolidar a exploração agrícola familiar, aumentando a área de três para oito hectares, reestruturando a vinha para melhorar a sua eficiência e reconvertendo-a para a produção de uvas de castas selecionadas.

I13744-DOURO-2.JPG

 

Casa-Forte de Cidadelhe

Datado de 1707, o Pálio de Cidadelhe é uma peça religiosa de veludo carmesim típico de Veneza, de mais de três metros, bordada a ouro, prata e seda. Desde sempre, o Pálio tem sido religiosamente guardado pelos habitantes da aldeia, mantendo-se em segredo o seu paradeiro exato.

I13736-CMPX4793.JPG

 

Vinho de talha – Cella Vinaria Antiqua

António Honrado já produzia vinho de talha no seu restaurante, quando o filho Rúben se juntou ao negócio para tratar da certificação do produto, aprovado pela Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (cvra), e comercializado como vinho DOC pela nova empresa familiar Honrado Vineyards, criada em 2016.

I13730-2018-09-03X-XBYXRUBENXHONRADOXX55XX-XCXXPIA.JPG

 

Louredo Natura Parque

Numa mata de choupos e salgueiros junto a uma ponte sobre o rio Mondego, inserida num espaço predominantemente rural, junto à aldeia de Louredo, ficava uma propriedade municipal devoluta e desaproveitada. O Município de Vila Nova de Poiares quis utilizar este espaço para transformá-lo num parque de lazer, de convívio e de merendas, capaz de proporcionar uma utilização agradável quer pelos habitantes quer pelos visitantes.

I13727-20190502X173744.JPG

 

Paladares de Bordeiro

A Quinta Casal de Bordeiro, constituída por dois jovens agricultores, Catarina Sá e Ricardo Ventura, ocupa uma área com cerca de 11 hectares, dos quais quatro são de cultivo de pequenos frutos – mirtilos, framboesas e bagas goji –, em modo de produção biológico.

I13721-ADIBER-1.JPG

 

Produção familiar de galinhas das raças autóctones

Aumento de capacidade de vinificação de moscatel

RUTIS - Rede de Universidades da Terceira Idade

Almeirim

Casa da Música da Bendada

Sabugal

Casa do Xiné

Penafiel

Polo Internacional de Cinema de Animação - Museu de Imagem Animada

Lousada

Gesaúde

Pedrógão Grande

Lacticôa – Restruturação de câmara de frio

Trancoso

Casa da Avó

Torre de Moncorvo

Unidade de Produção e Comercialização de Produtos de Ostomia

Marinhais

Frutaformas

Bombarral

Quinta da Travessa

Vieira do Minho

Casa de Campo

Vila Verde

Casa do Brito - Agroturismo

Vinhais

Atelier Viana Cabral, Lda.

Ponte de Lima

A Pintura Mural na Rota do Românico – Atividades Pedagógicas

Vale do Sousa

COAPE

Mangualde

Instalação de um Centro de Dia e Ampliação do S.A.D.

Fafe

Centro de Acolhimento da Coelhosa

Vale de Cambra

Equipamentos para Centro Social Integrado

Terras de Bouro

Hospital Veterinário

Vila Viçosa

Lar Residencial de Sobrosa

Paredes

LGR

Reguengos de Monsaraz

Recuperação da Escola Soares Basto

Oliveira de Azeméis

Centro Interpretativo da Vinha e do Vinho

Mangualde

Centro de Acolhimento da Coelhosa

Vale de Cambra

Centro de Interpretação do Território

Castro Marim

Lar de Santa Clara

Guarda

Dourototal

Vila Nova de Foz Côa

Doçaria Tradicional de Guimarães

Guimarães

FFB – Future Fuels Biotechnology

Ponte de Lima

Dourovou

Sever do Vouga

A Taberna RJ

Alpiarça

Casa de Valxisto

Penafiel

Aldeia da Terra

Arraiolos

Crescer, Viver e Envelhecer com Dignidade: Sala de Snoezelen

Crato

Quinta das Pias

Pinhel

Novo lagar de azeite

Mouriscas (Abrantes)

Rede de Percursos Culturais de Penalva do Castelo

Penalva do Castelo

Instituto de Avaliação e Intervenção nas Alterações do Desenvolvimento

Paredes

Winehouse

Mirandela

Igreja Paroquial de Santo Amaro

Vila Nova de Foz Côa

Balonismo, Atividades de Animação Turística e Comunicação Integrada

Praia da Vitória

A Grelha do Zêzere

Ferreira do Zêzere

Turismo Rural de Codeçal

Castro Daire

Banda de Música de Loureiro

Oliveira de Azeméis

Trilhos São Roque do Pico

São Roque do Pico / Ilha do Pico

Doçaria Tradicional do Baixo Guadiana

Castro Marim

Casa de Docim – Turismo Rural

Fafe

Novas instalações da Clínica Veterinária de São Pedro

Angra do Heroísmo

Agriflor

Vila Flor

Restaurante Távora – Loja Gourmet

Mirandela

Qualificar para Competir

Vila Nova de Poiares

Restaurante Cova da Loba

Celorico da Beira

Centro de BTT da Batalha

Batalha

Despertar Lomba – Centro Integrado de Apoio Sociocultural

Gondomar

AMARE Country House

Caminha

Quinta de S. Gonçalo/Quinta da Bichinha – Doces Eventos, Lda.

Alenquer

Música e Tradição

Fornos de Algodres

Queijaria São Miguel

Arrifes (São Miguel)

Ervital

Castro Daire

Santa Casa da Misericórdia de Fátima – Ourém

Fátima

CEART – Centro Equestre António Ribeiro Telles

Biscainho - Coruche

Enoturismo “A Serenada”

Grândola

Melpellets

Penso (Melgaço)

Teciborda

Vila Verde

Quinta da Dinha

Oliveira de Azeméis

Casa d’Auleira

Ponte da Barca

Museu da Agricultura

Angra do Heroísmo

Ampliação, remodelação e arranjos exteriores das Casas da Lapa

Seia

Centro Interpretativo de Aboim Patrimónios da Montanha e do Centeio

Aboim

Mercearia da Vila

Ponte de Lima

Enchidos Tradicionais

Seia

Restaurante Tradicional em Quinta Rural para Eventos Especiais

Vila Nova da Barquinha

Fundo FotoCine

Coruche

Valorização do Sítio das “Pedras Parideiras”

Arouca

Queijo Serpa

Mértola

Formação Desportiva e Profissional em Meio Rural

Paredes

Casa de Padreiro

Ponte da Barca

Ginásio Cantinho das Buganvílias

Velas / Ilha de São Jorge

Quinta dos Ganados

Tomar

Herbário Comunitário dos Prazeres

Calheta

Centro de conservação e restauro de Arte Sacra

Miranda do Douro

Centro Óptico Beirão

Sátão

Zonaland: Casas de Palha

Marvão

Centro de abate de viaturas em fim de vida

Santa Luzia / Ilha do Pico

Centro de Apoio Domiciliário a Idosos

Cedros / Ilha do Faial

Abertura de um restaurante típico regional

Torres Novas

Cubigrani

Pinhel

Centro Animal de Francoim

Felgueiras

Lar Residencial de Atividades Ocupacionais

Macedo de Cavaleiros

Ler mais no território – Biblioteca Itinerante

Batalha

O Forno da Aldeia

Seia

Loja Rural

Paredes de Coura

Conservação e Valorização da Igreja da Misericórdia

Penalva do Castelo

Monte da Eirinha – Remodelação para Casa de Campo

Mértola

Quinta dos Anjos

Santarém

Termas da Moimenta

Terras de Bouro

Queijaria O Morro

Castelo Branco / Ilha do Faial

Biblioteca de Matacães

Torres Vedras

Telheiro da Encosta do Castelo

Montemor-o-Novo

LGR, Energias renováveis – Projetos integrados

Reguengos de Monsaraz

Papel D’Ouro

Chã (Alijó)

Centro Educativo para a Agro-Cultura da Terra

Montemor-o-Novo

Terradamares

Amares

Tranquinho de Alecrim

Cadaval

Chocolateria Delícia

Abraveses (Viseu)

Rotas Turísticas nas Terras do Pulo do Lobo

Beja

O Desafio da Competitividade: Aposta nos Recursos Endógenos e I&DT

Alcoutim

Toque Selvagem - Restaurante Típico

Melgaço

Vila Augusta

Sever do Vouga

Lar Residencial

Vila de Rei

Fumeiro regional de Castro de Avelãs

Castro de Avelãs (Bragança)

Casa Monte Abades

Terras de Bouro

Paço da Nascente

Sobrado (Valongo)

Quinta do Maral

Santo António das Areias

Mistura Campestre

Castelo de Vide

Clínica de Fisioterapia

Horta / Ilha do Faial

Casa de Leitura e Centro

Oliveira de Azeméis

Casa do Governador de Ouguela

Campo Maior

Preserie Metalomecânica

Fafe

Unidade de Receção e Transformação de Cogumelos

Bragança

Casa do Rio Sorraia

Coruche

Quinta das Lamas e Salgueirinhos

Resende

Encostas do Côa

Pinhel

Criação de padaria tradicional

Angra do Heroísmo

Moinhos na Ribeira da Bouçã

Figueiró dos Vinhos

Real Companhia do Cacau

Montemor-o-Novo

Tempo Aventura

Cadaval

Arte e Baco Galeria Vinoteca

Ponte de Lima

Fábrica de chocalhos

Alcáçovas, Viana do Alentejo

Recuperar para reabilitar

Vieira do Minho

Desenvolver para Oferecer

Praia da Vitória

Casas de Carya Tallaya

Sabugal

Casa da Padeira

Alcobaça

Livro “Tua. Retratos Ribeirinhos”

Mirandela

Herdade da Apariça

Castro Verde

Casa da Cultura de Alcanena

Alcanena

Train Spot

Portalegre

Percursos Pedestres em Mirandela

Mirandela

AMOR – Apetrechar, Melhorar, Olhar e Reabilitar

Castanheira de Pera

Casas do Pátio

Caldas da Felgueira, Nelas

PDF Penhas Douradas Food – Produtos Alimentares Gourmet

Manteigas

MCI Reciclagens

Évora

"TROCAS" - Espaço Solidário

Cabreira, Almeida

Frusel – Novas Instalações

Torres Novas

Casa do Largo

Golegã

Casas de Campo - Casas do Mondego

Sabugal

Engenho de azeite

Penafiel

Criação de microempresa Hugo e Carlos – Reciclagem Automóvel

Redondo

Instalação de Unidade de Fabrico Artesanal de Compotas e Doces

Angra do Heroísmo

Casulo de Malhoa

Figueiró dos Vinhos

Villa Augusta & SPA

Sever do Vouga

Solar dos Prazeres de Serra d’Aire

Porto de Mós

Centro Hípico do Poldril da Burquilheira

Alcáçovas (Viana do Alentejo)

Aldeia do Leitão e Restauração, Lda.

Leiria

Residência Autónoma

Melgaço

Dar Paladar

Marinha Grande

Pastelaria Rosinha

Figueira de Castelo Rodrigo

Perfeito à Primeira

Lousada

Casa das Falagueiras

Melgaço

Restaurante ZIP ZIP

Santa Maria da Feira

Quinta dos Açores

Angra do Heroísmo (Terceira)

Enoturismo da Serenada: ampliação da unidade de turismo rural e modernização da produção vinícola

Centro de Interpretação da Paisagem/Observatório da Charneca

Conservação e preservação do dólmen de Antelas

Produção de sabugueiros

Aclimatização de plantas produzidas in vitro

Estruturar a atividade de comercialização por grosso de produtos hortícolas

Requalificação do coreto de Vilarinho de São Roque

Aumentar a capacidade produtiva e melhorar a qualidade do azeite

Redução dos custos energéticos de uma exploração apícola

Salsicharia e Fumeiro de Carne Arouquesa DOP

Melhorar a produção e a transformação dos produtos feitos no Zambujal

Instalação de queijaria

Aumento da capacidade da adega da Herdade Fonte Paredes

Agroturismo, albergue para peregrinos e loja da quinta

Diversificação de atividade através da produção de medronho

Criação de centro de vinificação no Douro

Casa-Forte de Cidadelhe

Vinho de talha – Cella Vinaria Antiqua

Louredo Natura Parque

Paladares de Bordeiro

Produção familiar de galinhas das raças autóctones

Aumento de capacidade de vinificação de moscatel

RUTIS - Rede de Universidades da Terceira Idade

Casa da Música da Bendada

Casa do Xiné

Polo Internacional de Cinema de Animação - Museu de Imagem Animada

Gesaúde

Lacticôa – Restruturação de câmara de frio

Casa da Avó

Unidade de Produção e Comercialização de Produtos de Ostomia

Frutaformas

Quinta da Travessa

Casa de Campo

Casa do Brito - Agroturismo

Atelier Viana Cabral, Lda.

A Pintura Mural na Rota do Românico – Atividades Pedagógicas

COAPE

Instalação de um Centro de Dia e Ampliação do S.A.D.

Centro de Acolhimento da Coelhosa

Equipamentos para Centro Social Integrado

Hospital Veterinário

Lar Residencial de Sobrosa

LGR

Recuperação da Escola Soares Basto

Centro Interpretativo da Vinha e do Vinho

Centro de Acolhimento da Coelhosa

Centro de Interpretação do Território

Lar de Santa Clara

Dourototal

Doçaria Tradicional de Guimarães

FFB – Future Fuels Biotechnology

Dourovou

A Taberna RJ

Casa de Valxisto

Aldeia da Terra

Crescer, Viver e Envelhecer com Dignidade: Sala de Snoezelen

Quinta das Pias

Novo lagar de azeite

Rede de Percursos Culturais de Penalva do Castelo

Instituto de Avaliação e Intervenção nas Alterações do Desenvolvimento

Winehouse

Igreja Paroquial de Santo Amaro

Balonismo, Atividades de Animação Turística e Comunicação Integrada

A Grelha do Zêzere

Turismo Rural de Codeçal

Banda de Música de Loureiro

Trilhos São Roque do Pico

Doçaria Tradicional do Baixo Guadiana

Casa de Docim – Turismo Rural

Novas instalações da Clínica Veterinária de São Pedro

Agriflor

Restaurante Távora – Loja Gourmet

Qualificar para Competir

Restaurante Cova da Loba

Centro de BTT da Batalha

Despertar Lomba – Centro Integrado de Apoio Sociocultural

AMARE Country House

Quinta de S. Gonçalo/Quinta da Bichinha – Doces Eventos, Lda.

Música e Tradição

Queijaria São Miguel

Ervital

Santa Casa da Misericórdia de Fátima – Ourém

CEART – Centro Equestre António Ribeiro Telles

Enoturismo “A Serenada”

Melpellets

Teciborda

Quinta da Dinha

Casa d’Auleira

Museu da Agricultura

Ampliação, remodelação e arranjos exteriores das Casas da Lapa

Centro Interpretativo de Aboim Patrimónios da Montanha e do Centeio

Mercearia da Vila

Enchidos Tradicionais

Restaurante Tradicional em Quinta Rural para Eventos Especiais

Fundo FotoCine

Valorização do Sítio das “Pedras Parideiras”

Queijo Serpa

Formação Desportiva e Profissional em Meio Rural

Casa de Padreiro

Ginásio Cantinho das Buganvílias

Quinta dos Ganados

Herbário Comunitário dos Prazeres

Centro de conservação e restauro de Arte Sacra

Centro Óptico Beirão

Zonaland: Casas de Palha

Centro de abate de viaturas em fim de vida

Centro de Apoio Domiciliário a Idosos

Abertura de um restaurante típico regional

Cubigrani

Centro Animal de Francoim

Lar Residencial de Atividades Ocupacionais

Ler mais no território – Biblioteca Itinerante

O Forno da Aldeia

Loja Rural

Conservação e Valorização da Igreja da Misericórdia

Monte da Eirinha – Remodelação para Casa de Campo

Quinta dos Anjos

Termas da Moimenta

Queijaria O Morro

Biblioteca de Matacães

Telheiro da Encosta do Castelo

LGR, Energias renováveis – Projetos integrados

Papel D’Ouro

Centro Educativo para a Agro-Cultura da Terra

Terradamares

Tranquinho de Alecrim

Chocolateria Delícia

Rotas Turísticas nas Terras do Pulo do Lobo

O Desafio da Competitividade: Aposta nos Recursos Endógenos e I&DT

Toque Selvagem - Restaurante Típico

Vila Augusta

Lar Residencial

Fumeiro regional de Castro de Avelãs

Casa Monte Abades

Paço da Nascente

Quinta do Maral

Mistura Campestre

Clínica de Fisioterapia

Casa de Leitura e Centro

Casa do Governador de Ouguela

Preserie Metalomecânica

Unidade de Receção e Transformação de Cogumelos

Casa do Rio Sorraia

Quinta das Lamas e Salgueirinhos

Encostas do Côa

Criação de padaria tradicional

Moinhos na Ribeira da Bouçã

Real Companhia do Cacau

Tempo Aventura

Arte e Baco Galeria Vinoteca

Fábrica de chocalhos

Recuperar para reabilitar

Desenvolver para Oferecer

Casas de Carya Tallaya

Casa da Padeira

Livro “Tua. Retratos Ribeirinhos”

Herdade da Apariça

Casa da Cultura de Alcanena

Train Spot

Percursos Pedestres em Mirandela

AMOR – Apetrechar, Melhorar, Olhar e Reabilitar

Casas do Pátio

PDF Penhas Douradas Food – Produtos Alimentares Gourmet

MCI Reciclagens

"TROCAS" - Espaço Solidário

Frusel – Novas Instalações

Casa do Largo

Casas de Campo - Casas do Mondego

Engenho de azeite

Criação de microempresa Hugo e Carlos – Reciclagem Automóvel

Instalação de Unidade de Fabrico Artesanal de Compotas e Doces

Casulo de Malhoa

Villa Augusta & SPA

Solar dos Prazeres de Serra d’Aire

Centro Hípico do Poldril da Burquilheira

Aldeia do Leitão e Restauração, Lda.

Residência Autónoma

Dar Paladar

Pastelaria Rosinha

Perfeito à Primeira

Casa das Falagueiras

Restaurante ZIP ZIP

Quinta dos Açores

Terra Viva 2019

 

I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER

Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

JER | Jovem Empresário Rural - Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural

Agricultura Familiar: Conhecimento, Organização e Linhas Estratégicas

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4