Novo lagar de azeite

Mouriscas, Abrantes

O novo lagar de azeite da Escola Profissional de Desenvolvimento Rural de Abrantes (EPDRA) é o mais recente polo pedagógico deste estabelecimento de ensino, situado na freguesia das Mouriscas, numa herdade com uma área de 69 hectares.

O projeto, “de importância muito grande para a escola”, nas palavras do seu diretor, beneficiou do apoio da Abordagem LEADER do PRODER, através de uma candidatura apresentada à associação TAGUS, para recuperação do antigo lagar de azeite da herdade, datado de 1955, e dos processos tradicionais de produção associados, tornando-o num local promotor de aprendizagens para os alunos.

Com a reativação dos equipamentos do lagar tradicional, que funcionará também como um museu vivo para a comunidade local, bem como das antigas tulhas da azeitona e de uma pequena adega e destilaria, a escola pretende ainda promover degustações, cursos e exposições, entre outras atividades, contribuindo para a valorização dos saberes sobre esta fileira, de grande relevância na região.

Inaugurado pelos ministros da Educação e Agricultura em dezembro, o novo lagar já processou a azeitona dos dois olivais da escola (apoiados pelo Eixo 2 do PRODER), na campanha 2013/2014, estando para breve o lançamento no mercado do primeiro azeite Herdade da Murteira, produzido segundo métodos tradicionais (uma parte) e modernos (outra parte). Mais informações em www.epdra.pt.

 Investimento total: 196.129,00 EUR

Comparticipação LEADER: 60%

Postos de trabalho criados: 0

Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local TAGUS, no quadro da Abordagem LEADER do PRODER, divulgado no Jornal Pessoas e Lugares nº 13 publicado em Fevereiro de 2014.






[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]