Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Redução dos custos energéticos de uma exploração apícola

O que começou por ser um hobby na vida de Vitor Claro tornou-se na principal atividade laboral. A paixão pelas abelhas e o maneio das colmeias já não se compadece com amadores e a dedicação a tempo inteiro à apicultura levou a que formasse a empresa "Claro's Apicultura", que tem crescido e a partir de Vila Velha de Ródão além de extrair mel e pólen também produz mel prensado.

I13796-FOTOX2.JPEG

A vida de Vítor Claro mudou com a apicultura, fonte de rendimento e que funciona também como terapia para combater o "stresse" do dia-a-dia. Com 9 anos de existência a empresa apícola tem feito vários investimentos. O último foi transformar a pequena unidade de produção primária num espaço maior e que cumpre as exigências do setor. A vontade de fazer mais e melhor serviu de impulso a formalizar uma candidatura ao financiamento, no âmbito da Medida 10 LEADER, submetida ao GAL Beira Interior Sul 2020 /ADRACES e que possibilitou instalar vários equipamentos que permitem reduzir a fatura energética através da colocação de um sistema de ventilação natural subterrâneo do edifício e de um painel solar térmico para fundição de cera que em conjugação com o painel solar permite fazer o aquecimento das instalações.

Diversificar a produção foi a alternativa encontrada pelo apicultor que, com estas obras que receberam 16 mil euros de apoio público, permitiram apostar na própolis e na geleia real, um estimulante biológico de grande valor no mercado.

I13796-FOTOX1.JPEG

A paixão pela apicultura levou, Vítor Claro, apostar no mel prensado, um produto que resulta do chamado "pão de abelha", isto é, resíduos de abelhas que aproveitados tornam o mel mais nutritivo e de elevado sabor. Foi esta descoberta que fez toda a diferença no produto final, levando o mel de Vítor Claro a ser premiado em Inglaterra. O apicultor rodense que recuperou o sabor do mel que se fez no passado pelas mãos de muitas gerações, capacitou a sua unidade de produção, que agora fica preparada para acolher no futuro uma melaria.

  • Financiamento: 10.2.1.1 – Pequenos investimentos na exploração agrícola do PDR 2020
  • Promotor: Vítor Claro
  • Localização: Vila Velha de Ródão
  • Investimento total elegível: 32.806,63 euros
  • Despesa pública: 16.403,33 euros
  • Postos de trabalho: 1

Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local BIS 2020/ADRACES no quadro da Abordagem LEADER do PDR 2020.

Terra Viva 2019

 

I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER

Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

JER | Jovem Empresário Rural - Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural

Agricultura Familiar: Conhecimento, Organização e Linhas Estratégicas

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4