Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Paço da Nascente

Sobrado (Valongo)

Lançado na “aventura” de criar uma unidade de alojamento turístico na quinta vinhateira da família, integrada na Rota dos Vinhos Verdes, o jovem agricultor segue a par e passo o andamento do projeto, que deverá estar concluído até final do verão.

Diversificar a atividade empresarial agrícola e, ao mesmo tempo, recuperar a antiga casa de lavoura da propriedade, em risco de ruir, foram as razões que o levaram a avançar com a ideia e a apresentar uma candidatura aos apoios do LEADER, através da ADRITEM.

O projeto de investimento, assente na criação de uma unidade de turismo rural de quatro quartos, distribuídos por dois pisos, incluindo ainda duas cozinhas, zona de refeições, escritório e várias áreas de estar, pretende destacar-se pela qualidade.

O enoturismo será a grande aposta do proprietário do Paço da Nascente, procurando tirar partido de toda a envolvência do empreendimento turístico, com vista sobre a extensa vinha, com cerca de 100 hectares, mas também da atividade empresarial da família, que se dedica essencialmente à produção de vinhos de qualidade.

A proximidade da cidade do Porto será também uma importante mais-valia, segundo o jovem empreendedor, que perspetiva ainda, a médio e longo prazo, aliar as atividades da quinta com um conjunto de serviços complementares, tais como, passeios pedestres e de bicicleta.

Investimento total: 299.456,00 EUR

Comparticipação LEADER: 50%

Postos de trabalho criados: 1

Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local ADRITEM, no quadro da Abordagem LEADER do PRODER, divulgado no Jornal Pessoas e Lugares nº 13 publicado em Fevereiro de 2014.

Terra Viva 2019

 

I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER

Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





Newsletter

Agenda

Conferência “Oportunidades e Tendências para o Turismo na Região Dão, Lafões e Alto Paiva, em 2021”

2020-12-04, Transmissão via Zoom

Conferência final do projeto SMARTA – “A mobilidade rural importa”

2020-12-10 a 2020-12-11, Conferência online

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

JER | Jovem Empresário Rural - Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural

Agricultura Familiar: Conhecimento, Organização e Linhas Estratégicas

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4