Arrifes (São Miguel)
Melhorar e aumentar a produção de queijo fresco e criar uma nova gama de produto – queijo curado – foram os objetivos que levaram o promotor a apresentar um pedido de apoio à associação ARDE, no âmbito da Abordagem LEADER do PRORURAL.
O projeto, num investimento total de cerca de 150 mil euros, visando a construção de uma queijaria com cerca de 200 m2, na freguesia de Arrifes, Ponta Delgada, permitirá à empresa consolidar a sua posição no mercado regional e lançar-se na comercialização na região da Madeira e no Continente.
A falta de espaço e equipamentos, nomeadamente de cura e de armazenamento em câmara frigorífica, eram os maiores obstáculos da Queijaria São Miguel de Rodrigues & Salgado, que incluiu no projeto a aquisição de equipamento frigorífico, tanque refrigerador de leite, máquina de lavar industrial, tinas de coagulação e equipamento de câmara de cura.
O investimento permitirá não só satisfazer as exigências do sector, que têm vindo a aumentar, como sublinha Ruben Salgado, bem como diversificar a oferta, para já, com a produção de um queijo curado com aproximadamente 550 gramas.
Queijos frescos, de leite de vaca e de leite de cabra, adquiridos a produtores de São Miguel, requeijão (vaca), queijo fresco light (sem sal e com menos gordura), e queijo fresco aromatizado com alho e salsa são os produtos que já conquistaram o mercado regional. Mais informações em www.queijariasaomiguel.com.
Investimento total: 149.931,50 EUR
Comparticipação LEADER: 50%
Postos de trabalho criados: 1
Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local ARDE, no quadro da Abordagem LEADER do PRORURAL, divulgado no Jornal Pessoas e Lugares nº 14 publicado em Abril de 2014.
Outros Artigos em Projetos LEADER:
Lar Residencial de Atividades Ocupacionais
Terra Viva 2019 |
A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019. |
54 Projetos LEADER 2014-2020 |
Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra. |
Cooperação LEADER |
Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional. |
Newsletter | |||
Agenda | |||
ENRD e Comissão Europeia promovem semana de reflexão sobre o futuro das áreas rurais europeias | |||
2021-03-22 a 2021-03-26, Evento online | |||
ELARD | |||
A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019. | |||
Projetos PDR2020 Apoiados | |||
Plano de Informação LEADER 2020 Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar LEADER DLBC em Portugal e na Europa JER | Jovem Empresário Rural - Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural Agricultura Familiar: Conhecimento, Organização e Linhas Estratégicas | |||
Receitas e Sabores dos Territórios Rurais | |||
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve. |
SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4