Enoturismo “A Serenada”

Grândola

A apenas 13 Km da costa alentejana, em plena Serra de Grândola, a paisagem mediterrânica de vinha, olival e montado de sobro com mar ao fundo, emoldura a Serenada, casa que se mantém na mesma família há mais de três séculos. O empreendimento estava em ruínas e, em 2009, iniciaram-se os primeiros passos para a reconstrução da casa.

O projeto nasceu do desejo da proprietária, Maria Jacinta Cabral, de dar continuidade à produção de vinho iniciada pelo pai com a plantação da primeira vinha da Serenada em 1961. Após morte do pai, Jacinta Sobral expandiu a área de vinha, que totaliza hoje cerca de 4,5 ha, e deu início ao projeto de Enoturismo, para o qual recebeu apoio LEADER, através da ADL – Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano, e foi inaugurado em junho de 2013.

O sucesso do empreendimento conduziu à construção de mais duas unidades de alojamento, também apoiadas pelo LEADER, onde a decoração alia a tradição à modernidade, misturando as raízes alentejanas com pormenores vintage. Uma biblioteca, zonas de estar, amplos terraços e piscina exterior são espaços que completam a casa.

A Serenada define-se como uma unidade de espírito boutique, transversal à forma como produz os seus vinhos e acolhe os seus hóspedes. O vinho marca presença em cada momento da vida desta unidade, que é a primeira de Enoturismo da Costa Alentejana. Mais informações em www.serenada.pt.

Investimento total: 263.682,99 EUR

Comparticipação LEADER: 55%

Postos de trabalho criados: 3

Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local ADL, no quadro da Abordagem LEADER do PRODER, divulgado no Jornal Pessoas e Lugares nº 18 publicado em Junho de 2015.






[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]