Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Produção de sabugueiros

Com a perspetiva de viver a reforma de uma forma autossustentável, o casal – Rosa Gomes, reformada, e João Manuel Coelho, desempregado –, escolhe, em 2012, mudar-se da cidade do Porto para o campo, mais precisamente para um terreno com nove hectares em Castelo de Vide, onde construiu uma casa térrea e instalou uma quinta de fundamento ecológico, com ovelhas para manter o terreno limpo, galinhas para sustento próprio e produção de estrume para a horta biológica.

I13837-P1070831.JPG

Numa primeira fase começaram por plantar sobreiros e, em 2014, após várias tentativas menos bem-sucedidas na produção de mirtilos, maçã Bravo Esmolfe, cereja e romã, resolveram plantar dois hectares de sabugueiros, uma planta rústica, sem qualquer praga conhecida, que necessita de pouca mão-de-obra e que tem uma procura crescente. O sabugueiro em flor produz um aroma melífero, reconhecível no concentrado de flor de sabugueiro, muito procurado para a produção de refrescos. A baga, a flor e as folhas podem ser utilizadas para produzir compotas e licores.

I13837-P1070830XFLORDESABUGUEIRO.JPG

Passado um ano, as condições do local, nomeadamente a falta de humidade, exigiram a replantação de quase 50% da área. Notam-se os efeitos das alterações climáticas, secaram linhas de água que, ainda há poucos anos, corriam durante o inverno e a falta de água tornou-se, de facto, um obstáculo incontornável.

Para suprir a escassez hídrica nos meses mais quentes, acabaram por pedir um apoio, através de um projeto aprovado pela ADER-AL – Associação para o Desenvolvimento em Espaço Rural do Norte do Alentejo, para abrir um furo, montar condutas e sistemas de rega e de monitorização da humidade do solo na plantação de sabugueiros, ficando só a faltar um depósito de água.

Num futuro próximo, o casal pretende complementar a atividade da exploração agrícola, através da organização de programas lúdicos e pedagógicos, desde cuidar dos animais e da horta até aos passeios de burro.

  • Operação: 10.2.1.1 - Pequenos investimentos nas explorações agrícolas do PDR2020
  • Promotor: Rosa Gomes
  • Localização: São João Batista, Castelo de Vide
  • Investimento total elegível: 8.768,57 euros
  • Despesa pública: 4.384,29 euros
  • Postos de trabalho: -

Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local ADER-AL no quadro da Abordagem LEADER do PDR 2020, divulgado na Brochura "54 projetos LEADER 2014-2020 para o desenvolvimento dos territórios rurais" (as páginas deste projeto estão disponíveis para consulta ou download em anexo a este artigo).

Documentos Anexos:

Produção de sabugueiros

Terra Viva 2019

 

I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER

Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

JER | Jovem Empresário Rural - Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural

Agricultura Familiar: Conhecimento, Organização e Linhas Estratégicas

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4