Melpellets

Penso (Melgaço)

Sedeada no Parque Industrial de Penso, em Melgaço, a Melpellets dedica-se exclusivamente à produção de pellets de madeira, cada vez mais utilizados para o aquecimento das habitações, embora a procura também esteja a aumentar a nível industrial (padarias, estufas, piscinas).

Produzidos a partir de serrim (desperdícios da indústria transformadora de madeira, de serrações e carpintarias), os pellets da Melpellets são 100 por cento à base de madeira, sem quaisquer aditivos, colas ou resinas, como sublinha Paulo Esteves, afastando a ideia errada de tratar-se de um produto à base de resíduos florestais. “Nós usamos os resíduos da floresta mas no processo de fabrico dos pellets, na queima para produzir calor e secar o produto”, adianta ainda.

Lançado por dois jovens da região com formação superior, o projeto destaca-se não só pela componente ambiental, como a nível da criação de emprego, tendo a Melpellets já criado oito postos de trabalho; mais três que os inicialmente previstos no pedido de apoio apresentado à ADRIMINHO, no âmbito da Abordagem LEADER do PRODER, que permitiu a construção do armazém e maquinaria inerente à atividade da empresa que está “a atravessar uma fase muito estável, com as expectativas de produção alcançadas e até a ultrapassar algumas metas iniciais”, segundo o promotor. Mais informações em www.melpellets.com.

Investimento total: 275.438,70 EUR

Comparticipação LEADER: 60%

Postos de trabalho criados: 5

Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local ADRIMINHO, no quadro da Abordagem LEADER do PRODER,  divulgado no Jornal Pessoas e Lugares nº 15 publicado em Junho de 2014.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Workshop “Novas oportunidades na cultura do medronheiro – da produção ao consumo”

2023-02-17, Escola Profissional Cândido Guerreiro, Alte (Loulé)

26.º Seminário Europeu sobre Extensão Educativa

2023-07-10 a 2023-07-13, Toulouse, França

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]