Casa-Forte de Cidadelhe

Datado de 1707, o Pálio de Cidadelhe é uma peça religiosa de veludo carmesim típico de Veneza, de mais de três metros, bordada a ouro, prata e seda. Desde sempre, o Pálio tem sido religiosamente guardado pelos habitantes da aldeia, mantendo-se em segredo o seu paradeiro exato.

I13736-CMPX4793.JPG

Consciente do constrangimento que causava entre a comunidade, e na esperança de tornar o Pálio de Cidadelhe num novo ponto de atração turística não só da aldeia que integra o Parque Arqueológico do Vale do Côa, mas também do concelho de Pinhel no seu todo, a autarquia decidiu avançar com o projeto da “Casa-Forte de Cidadelhe”. Recorrendo a um apoio da Medida leader do PDR 2020, através do GAL Castelos do Côa, a autarquia reconstruiu e reabilitou uma casa anteriormente em ruínas, adaptou-a para um espaço museológico de exibição pública e conservação do Pálio em local seguro.

I13736-CMPX4790.JPG

O Pálio de Cidadelhe ganhou assim uma visibilidade renovada na medida em que a Casa-Forte está provida de todas as condições para quem visita o Pálio, nomeadamente um equipamento de visualização digital em pormenor, que permite ver o bordado a ouro projetado numa televisão instalada no mesmo espaço.

Hoje em dia, o Município de Pinhel já promove visitas guiadas ao local, organizadas pelo departamento cultural dos serviços municipais, em interligação com o Posto de Turismo e o Centro Difusor de Informação Turística

  • Financiamento: Operação 10.2.1.6 – Renovação de aldeias do PDR 2020
  • Promotor: Município de Pinhel
  • Localização: Cidadelhe, Pinhel
  • Investimento total elegível: 102.281,04 euros
  • Despesa pública: 51.140,52 euros
  • Postos de trabalho: -

Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local Castelos do Côa no quadro da Abordagem LEADER do PDR 2020, divulgado na Brochura "54 projetos LEADER 2014-2020 para o desenvolvimento dos territórios rurais" (as páginas deste projeto estão disponíveis para consulta ou download em anexo a este artigo).

Documentos Anexos:

Casa-Forte de Cidadelhe


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]