Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Requalificação do coreto de Vilarinho de São Roque

Ao longo do ano, a pequena aldeia do concelho de Albergaria-a-Velha, Vilarinho de São Roque, é palco de práticas e eventos associados à vida rural. A aldeia tem cerca de 100 habitantes. Uma população, que não descura tradições, práticas agrícolas e memórias da terra.

I13810-IMGX1473.JPG

O ponto alto deste espírito de aldeia, acontece no mês de junho, quando o evento “Há Festa na Aldeia” abre as portas de Vilarinho de São Roque durante dois dias e convida os visitantes e a comunidade em geral a conhecer ou partilhar a vida da aldeia, participando em diversas atividades, como, por exemplo, uma refeição especial, cozinhada e servida pelos habitantes que abrem as as portas das suas casas; jogos tradicionais; passeios; exposições; visitas aos moinhos de água, etc.

I13810-AVEIRO-NORTE-2.JPG

A classificação como “Aldeia de Portugal” atribuída em 2012 pela rede “Aldeias de Portugal” em parceria com a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, veio reforçar os laços entre os membros da comunidade e promover um maior envolvimento dos seus habitantes nas tomadas de decisão. Foi assim que se identificou o “coreto”, hoje degradado, inseguro e a necessitar de uma intervenção urgente, como espaço comum e central para para a vida da aldeia, a partilha de práticas associadas à vida rural e à promoção das tradições e dos produtos locais. O Município de Albergaria-a-Velha deu ouvidos a esta necessidade e avançou com a requalificação do coreto, com apoio do PDR2020, através de uma candidatura aprovada pelo GAL Aveiro Norte.

Vilarinho de São Roque quer assim posicionar-se como uma aldeia rural com vida, capaz de proporcionar aos seus habitantes e visitantes a energia que vem do interior de uma ruralidade e cultura popular orgulhosa e assumidamente viradas para o futuro.

  • Financiamento: 10.2.1.6 – Renovação de aldeias do PDR2020
  • Promotor: Município de Albergaria-a-Velha
  • Localização: Vilarinho de São Roque, Albergaria-a-Velha
  • Investimento total elegível: 82.100,54 euros
  • Despesa pública: 41.050,28 euros
  • Postos de trabalho: -

Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local Aveiro Norte no quadro da Abordagem LEADER do PDR 2020, divulgado na Brochura "54 projetos LEADER 2014-2020 para o desenvolvimento dos territórios rurais" (as páginas deste projeto estão disponíveis para consulta ou download em anexo a este artigo).

Terra Viva 2019

 

I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER

Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





Newsletter

Agenda

Dia Municipal para a Igualdade 2021

2021-10-17 a 2021-10-27, Várias iniciativas por todo o país

Sessão de esclarecimentos sobre reconhecimento de Agrupamentos de Produtores Multiprodutos

2021-10-18, Sessão online

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

JER | Jovem Empresário Rural - Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural

Agricultura Familiar: Conhecimento, Organização e Linhas Estratégicas

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4