Herbário Comunitário dos Prazeres

Calheta

 O Herbário Comunitário é um projeto implantado na freguesia dos Prazeres com o objetivo de expor informação científica da área da botânica e, sobretudo, disponibilizá-la para estudos que se debrucem sobre a diversidade ambiental e ecológica da Madeira.

O projeto, apoiado pela ADRAMA no âmbito do LEADER/PRODERAM, nasceu da presença na freguesia de um padre de 85 anos, Manuel de Nóbrega, de renome internacional, que deixou uma importante herança científica, como a descoberta de várias espécies botânicas na região da Madeira. A ideia foi tentar preservar parte do seu conhecimento e saber através de uma exposição de algumas dessas plantas.

Para concretizar o projeto, decidiu-se instalar o herbário na quinta pedagógica já existente na freguesia, onde se montou uma exposição permanente que retrata o património vegetal e ambiental da região. Esta exposição dá a conhecer aos visitantes as características de cada planta, os elementos químicos e o propósito da utilização de cada planta na medicina tradicional.

Revelou-se também necessário recuperar um edifício antigo com características arquitetónicas tradicionais madeirenses que estava ao abandono, tendo-lhe sido conferida uma linguagem arquitetónica mais moderna, dando ao espaço uma presença única e marcante no território rural, que ilustra a conciliação dos elementos modernos com os tradicionais, da inovação com a ruralidade.

Investimento total: 70.900,00 EUR

Comparticipação LEADER: 72%

Postos de trabalho criados: 1

Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local ADRAMA, no quadro da Abordagem LEADER do PRODER, divulgado no Jornal Pessoas e Lugares nº 12 publicado em Julho de 2013.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Sessões de esclarecimento online sobre os avisos do PDR2020

2022-01-17 a 2022-02-21, Online, Segunda e quintas-feiras

Curso Online "Avaliação e assessoria às explorações pecuárias para adaptação às alterações climáticas”

2022-01-24 a 2022-03-11, Curso online.

Inscrições até 15 de janeiro.
3.º Workshop Regional do Projeto Smart Rural 21

2022-01-27, Ostana (Itália) / Online

Circuito Inter Trail Terras da Chanfana

2022-01-30, Serra da Lousã

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]