Centro de conservação e restauro de Arte Sacra

Miranda do Douro

O projeto do Centro de Conservação e Restauro de Arte Sacra, em Sendim, foi criado pela Comissão de Arte Sacra da Diocese de Bragança-Miranda com vista à reunião de respostas qualificadas de conservação e restauro do património artístico religioso. Perante a perceção da existência de uma lacuna nessa área na diocese, a Comissão propôs-se intervir, sensibilizando e formando a comunidade para a melhoria do património da região.

O projeto, que concorreu ao LEADER com o apoio da CORANE, consistiu na criação do Centro de Conservação e Restauro de Arte Sacra, estrutura fundamental para realizar a adequada recuperação do património.

Isto permitiu tornar o património religioso mais rico e acessível a um maior número de pessoas, tendo já sido realizadas intervenções na pintura mural e de cavalete, na escultura e na talha dourada, em obras que estavam expostas nas várias igrejas da diocese, mas apresentavam já um avançado estado de deterioração.

O trabalho de intervenção atua essencialmente no património daquela diocese, contudo, recebeu já um pedido de orçamento externo. Neste momento estão a decorrer duas intervenções em igrejas da região, nas quais os restauros são mais morosos e extensos, enquanto no atelier do Centro são intervencionadas as partes desmontadas desses retábulos, imagens e andores, recuperando assim um importante património que importa preservar e valorizar.

Mais informações em http://diocesebm.pt/noticia/centro-de-conserva%C3%A7%C3%A3o-e-restauro-de-arte-sacra-inaugurado-ter%C3%A7a-feira.

Investimento total: 95.892,99 EUR

Comparticipação LEADER: 60%

Postos de trabalho criados: 4

Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local CORANE, no quadro da Abordagem LEADER do PRODER, divulgado no Jornal Pessoas e Lugares nº 18 publicado em Junho de 2015.






[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]