Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Produção familiar de galinhas das raças autóctones

Elisabete Serra é licenciada em Engenharia Agropecuária e mestre em Engenharia Alimentar com especialização em Modo de Produção Biológico. Em 2017, decidiu expandir o projeto familiar iniciado quatro anos antes, dedicado à valorização e produção de galinhas de raças autóctones portuguesas altamente ameaçadas. Começou por meia dúzia de galinhas de raça Pedrês Portuguesa, entretanto o projeto tornou-se mais robusto e mais ambicioso, o que fez com que o efetivo tenha aumentado para 50 animais reprodutores das raças Pedrês Portuguesa, Preta Lusitânica, Amarela e Branca Portuguesa.

I13715-3.JPG

 Preconiza um sistema tradicional de produção extensiva, ao ar livre, com uma alimentação baseada em ervas, hortaliças, fruta e grão produzidos na exploração. O processo de criação de uma galinha de raça autóctone pode durar até oito meses, conferindo-lhe uma clara diferenciação com outro tipo de galinha comercial de produção intensiva, patente nas características da carne e ovos.

Com o tempo, a presença em feiras e mercados da especialidade e o passa-palavra, Elisabete Serra verifica a crescente procura nacional por ovos, pintos, frangos e até aves reprodutoras ornamentais das quatro raças.

I13715-15.JPG

Entretanto, com a experiência constatou que as instalações iniciais favorecem a proximidade entre as várias raças, resultando daí uma mistura das suas características e a perda de padrão. Decide então duplicar o seu efetivo animal, aumentar exponencialmente a reprodução com a aquisição de mais incubadoras, nascedouro e criadora de pintos. E sobretudo, expande a área de produção a vários terrenos, devidamente vedados e parqueados, com múltiplos abrigos, comedouros e bebedouros, onde segrega cada raça com vista ao apuramento dos melhores exemplares de animais reprodutores e galinhas poedeiras. Por fim, aposta na vertente promocional e comunicacional com a criação de uma marca e de um website. Para isso apresentou uma candidatura à Medida leader do PDR2020, através do GAL CoimbraMaisFuturo.

Elisabete tem em mira o aumento da produtividade e o reconhecimento das galinhas de raças autóctones portuguesas, a valorização da produção extensiva sustentável e, a longo prazo, a certificação de produção biológica

  • Financiamento: Operação 10.2.1.1 – Pequenos investimentos nas explorações agrícolas do PDR 2020
  • Promotor: Elisabete Serra
  • Localização: Torres do Mondego (Coimbra)
  • Investimento total elegível: 18.775,46 euros
  • Despesa pública: 9.387,76 euros
  • Postos de trabalho: -

Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local ADREPES Ruralno quadro da Abordagem LEADER do PDR 2020, divulgado na Brochura "54 projetos LEADER 2014-2020 para o desenvolvimento dos territórios rurais" (as páginas deste projeto estão disponíveis para consulta ou download em anexo a este artigo).

Terra Viva 2019

 

I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER

Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





Newsletter

Agenda

Formação para responsáveis políticos "Autoridades locais e implementação do ODS 11"

2021-06-08 a 2021-09-20, Inscrições abertas

Caravana AgroEcológica promove Dia Aberto de Produtores em Lisboa

2021-06-20, Museu de Lisboa - Palácio Pimenta

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

JER | Jovem Empresário Rural - Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural

Agricultura Familiar: Conhecimento, Organização e Linhas Estratégicas

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4