Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Salsicharia e Fumeiro de Carne Arouquesa DOP

André Dias herdou dos pais, donos de um restaurante que serve o famoso “Bife de Alvarenga”, o gosto pelos produtos autóctones e da terra. Confiante na experiência adquirida e no potencial da tradição, porém com um toque de inovação, pensou produzir alheiras, hambúrgueres, salsichas frescas e chouriças de vitela arouquesa, numa unidade de produção de salsicharia e fumeiro de tipo artesanal que aproveitaria tanto as carnes “menos nobres” dos animais como as “nobres”, com vista a beneficiar do preço mais competitivo na compra das vitelas inteiras, tirando rentabilidade não só do fabrico e comercialização de alheiras e hambúrgueres, mas da transformação e distribuição de lombo, filé, alcatra e jarrete fatiados.

I13791-ARMAZEM-ADRIMAG.JPG

A ideia é inovadora e faz eco de conceitos que ultrapassam as fronteiras – desperdício zero e slow-food – , e que se prendem respetivamente com o aproveitamento e escoamento de alimentos e com a valorização dos produtos e produtores locais e do ambiente, dando nomeadamente preferência à criação dos animais ao ar livre e em pastagem. Assim, a carne dos bovinos de raça arouquesa, com Denominação de Origem Protegida (DOP), usada na íntegra pela Salsicharia e Fumeiros Tradicionais Rota do Paiva, deve o seu sabor característico ao facto dos animais serem criados em liberdade pelas encostas serranas e alimentados à base de vegetação natural. Aliás, André Dias tem como único fornecedor a Associação Nacional dos Criadores da Raça Arouquesa (ANCRA), com mais de 4000 associados, dispersos por 28 concelhos, que garante “a produção da raça de forma extensiva”, permitindo “aos animais andarem livremente, procurar alimento fresco e equilibrado existente na natureza, contribuindo para uma carne e conformação física de grande qualidade”.

I13791-ALHEIRAS.JPG

A construção e o equipamento desta unidade de transformação foram apoiados pelo GAL ADRIMAG – Associação de Desenvolvimento Rural Integrada das Serras de Montemuro, Arada e Gralheira, através da Medida LEADER do PDR 2020.

  • Financiamento: 10.2.1.2 – Pequenos investimentos na transformação e comercialização do PDR 2020
  • Promotor: Salsicharia e Fumeiros Tradicionais Rota do Paiva, Lda.
  • Localização: Alvarenga, Arouca
  • Investimento total elegível: 159.725,33 euros
  • Despesa pública: 71.876,40 euros
  • Postos de trabalho: 3

Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local ADRIMAG no quadro da Abordagem LEADER do PDR 2020, divulgado na Brochura "54 projetos LEADER 2014-2020 para o desenvolvimento dos territórios rurais" (as páginas deste projeto estão disponíveis para consulta ou download em anexo a este artigo - alterado face ao originalmente publicado).

Terra Viva 2019

 

I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER

Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

JER | Jovem Empresário Rural - Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural

Agricultura Familiar: Conhecimento, Organização e Linhas Estratégicas

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4