Agriflor

Vila Flor

Projeto de ampliação e modernização do espaço comercial de Fernando Teixeira Filhos, em Samões, concelho de Vila Flor. A intervenção decorre do objetivo estruturante deste projeto de criar zonas de exposição capazes de proporcionar aos clientes condições de seleção autónoma dos produtos – sementes, fertilizantes, utensílios e outros componentes essenciais para a agricultura, principal atividade do território. O investimento, também ao nível de equipamentos (empilhador e veículo para distribuição), reforça a capacidade concorrencial da empresa em espanha.

Investimento elegível: €159.828,88

Despesa Pública: €95.897,33

Postos de Trabalho: 2

Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local DESTEQUE, no quadro da Abordagem LEADER do PRODER, divulgado na Brochura 3 Projetos LEADER 2011-2012.


Diversificação de atividades económicas

 

Durante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. 

Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locais

A estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas.

Floresta multifuncional e sustentabilidade territorial

A floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. 

Agricultura familiar e agroecologia

Cada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. 





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]