Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Aumentar a capacidade produtiva e melhorar a qualidade do azeite

Entre a fronteira espanhola e o rio Guadiana, situa-se a herdade da Risca Grande. A propriedade de duas famílias suíças, Bernhard e Zehnder, adquirida em 2000, conta com 300 hectares, dos quais 100 de olival que produz à volta de 100 mil litros de azeite por ano.

I13805-ROTA-1.JPG

Andreas Bernhard iniciou o cultivo do olival em modo de produção biológico em 2002. No ano seguinte construiu o lagar para extração, armazenagem e embalamento do azeite. A Risca Grande, Lda. foi fundada em 2007.

A propriedade em conversão à agricultura biodinâmica certificada rege-se por princípios de sustentabilidade ambiental. Daí o olival não poder ser intensivo, pese embora o aumento da procura, e daí também a exploração ser diversificada com a plantação de citrinos e a criação de algumas vacas.

Depois de uma primeira candidatura ao PRODER para ampliação e automatização da unidade de produção, a Risca Grande propõe-se agora reforçar a capacidade de laboração para dar resposta à procura crescente, o que as máquinas vetustas e ultrapassadas já não conseguiam fazer. De modo a encontrar uma alternativa à linha de extração com 11 anos, os sócios trouxeram de Itália a tecnologia que procuravam.

I13805-ROTA-2.JPG

Graças a este projeto, apoiado pela Medida LEADER do PDR2020, através do GAL Margem Esquerda do Guadiana, a herdade da Risca Grande vai ficar com duas linhas de extração para fazer azeite. Também vai dotar o lagar de uma capacidade de resposta adequada ao aumento de produção de azeitona, pela aquisição de dois tegões de armazenamento, de um vibrador, e, sobretudo, de um sistema de arrefecimento de massa, de um decanter e de uma rotuladora.

A herdade da Risca Grande exporta quase todo o azeite há três anos, sendo que o mercado nacional tem vindo recentemente a absorver 10% da produção.

  • Financiamento: 10.2.1.2 – Pequenos investimentos na transformação e comercialização do PDR 2020
  • Promotor: Risca Grande, Lda.
  • Localização: Santa Iria, Serpa
  • Investimento total elegível: 196.165,00 euros
  • Despesa pública: 88.274,25 euros
  • Postos de trabalho: -

Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local Margem Esquerda do Guadiana no quadro da Abordagem LEADER do PDR 2020, divulgado na Brochura "54 projetos LEADER 2014-2020 para o desenvolvimento dos territórios rurais" (as páginas deste projeto estão disponíveis para consulta ou download em anexo a este artigo - alterado face ao originalmente publicado).

Terra Viva 2019

 

I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER

Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

JER | Jovem Empresário Rural - Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural

Agricultura Familiar: Conhecimento, Organização e Linhas Estratégicas

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4