Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Melhorar a produção e a transformação dos produtos feitos no Zambujal

Rui Jerónimo e o irmão decidiram, há sete anos, dar um novo rumo à vida profissional e dedicar-se à agropecuária no sítio do Zambujal, uma terra à qual estiveram sempre ligados por razões familiares. Foi ali que começaram a produzir carne de porco alentejano. Já viveram ali 100 pessoas, hoje são cerca de 15.

I13784-DSCX5661.JPG

A pequena agroindústria à qual deram o nome "Feito no Zambujal" é responsável por todo o ciclo de produção em modo integrado de suínos de raça alentejana, desde o nascimento ao crescimento, à engorda, dentro de cercas, em regime extensivo, seguidO do abate para posterior transformação numa pequena unidade agroindustrial, construída em 2013.

Com cerca de 200 animais, a empresa esforça-se por preservar um saber-fazer transmitido de geração em geração, próprio à população serrana para quem o porco era a mais importante fonte alimentar. A "Feito no Zambujal" produz, assim, enchidos, presuntos e derivados de porco preto alimentado a cereais moídos, restos da horta e bolotas das azinheiras do monte dO Zambujal, no interior da serra algarvia.

Em 2016 viram aprovado um projeto de investimento para melhoramentos da exploração animal, com vista a minorar os custos de aquisição da alimentação animal, aumentar o número de leitões por parto, melhorar o maneio e as condições de vida dos animais, aumentar a mecanização das tarefas, aliada a uma redução de custo ambiental, por deixar de utilizar sacas de ráfia com componentes plásticos.

I13784-DSCX4612.JPG

O esforço principal foi aplicado na aquisição de silos para armazenamento de cereais adquiridos a granel. Também foram construídos três currais para alimentação/maneio animal, e uma cerca para desmame dos leitões.

No que respeita à transformação agroindustrial, a Feito no Zambujal recorreu novamente a um apoio da Medida LEADER do PDR2020, através da Associação Terras do Baixo Guadiana, para melhorar o isolamento térmico da sala de cura, adquirir uma câmara de frio para assegurar a qualidade de cura, e uma máquina para atar os enchidos e ganhar assim tempo, escala e poupar mão-de-obra.

A ausência de conservantes e estabilizantes torna estes investimentos essenciais para evitar a deterioração dos produtos. Com estes dois pequenos projectos de investimento, a marca "Feito no Zambujal", vai melhorar o maneio e as condições de alimentação dos animais e da transformação das carnes.

  • Financiamento: Operação 10.2.1.1 - Pequenos investimentos na exploração e 10.2.1.2 – Pequenos investimentos na transformação e comercialização do PDR 2020
  • Promotor: Feito no Zambujal, Sociedade Agroindustrial, Lda.
  • Localização: Zambujal, Alcoutim
  • Investimento total elegível: 77.775,78 euros
  • Despesa pública: 37.477.91 euros
  • Postos de trabalho: 1

Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local TERRAS DO BAIXO GUADIANA no quadro da Abordagem LEADER do PDR 2020, divulgado na Brochura "54 projetos LEADER 2014-2020 para o desenvolvimento dos territórios rurais" (as páginas deste projeto estão disponíveis para consulta ou download em anexo a este artigo - alterado face ao originalmente publicado).

Terra Viva 2019

 

I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER

Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





Newsletter

Agenda

Formação para responsáveis políticos "Autoridades locais e implementação do ODS 11"

2021-06-08 a 2021-09-20, Inscrições abertas

Projeto "Há Festa na Aldeia" está de regresso

2021-09-18, Ul, Oliveira de Azeméis

Dia Municipal para a Igualdade 2021

2021-10-17 a 2021-10-27, Várias iniciativas por todo o país

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

JER | Jovem Empresário Rural - Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural

Agricultura Familiar: Conhecimento, Organização e Linhas Estratégicas

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4