Montemor-o-Novo
O Palacete de Amoreira da Torre, do final do séc. XIX, situado no centro histórico de Montemor-o-Novo, seria “apenas” uma segunda habitação, não fosse Moisés Gama apaixonar-se pela história do local, onde teve lugar, em 1495, uma reunião de Cortes, marcada pelo empreendimento planeado por D. João II para descobrir uma rota marítima para a Índia.
Pretendendo tirar partido desta forte componente identitária, Moisés Gama apostou inicialmente na criação de uma unidade de turismo de habitação, aprovada em 2011 pelo MONTE, ACE, e, mais tarde, em complementaridade, numa fábrica de chocolate, também candidatada ao apoio LEADER do PRODER, a Real Companhia do Cacau.
Oferecer aos hóspedes do Palacete uma chávena do “melhor chocolate quente” ou uma relaxante massagem com chocolate, explorando os benefícios da chocoterapia, são apenas algumas das ideias de partida do promotor, que fez um périplo pela Europa para visitar fábricas e aprender a arte de confecionar chocolates premium com inesquecíveis sabores.
O investimento realizado, ao nível das obras de adaptação do espaço fabril, contíguo à unidade de turismo, aquisição de maquinaria, de grande qualidade e capacidade produtiva (150 kg/hora), embalagem e design do produto, deixa Moisés Gama bastante entusiasmado e otimista face a este negócio, “extremamente interessante”, em franco crescimento.
Mais informações em http://rcc.com.pt/.
Investimento total: 299.731,14 EUR
Comparticipação LEADER: 60%
Postos de trabalho criados: 2
Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local MONTE, no quadro da Abordagem LEADER do PRODER, divulgado no Jornal Pessoas e Lugares nº 17 publicado em Outubro de 2014.
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]