Bombarral
“Damos nova forma à fruta!” É o lema da Frutaformas, projeto formado por João Azevedo, da Azevagro, e Anabela Sá, da NSprojects. Neste consórcio, ele trata da produção e desenvolvimento de novos produtos, ela é a responsável pelo marketing e comunicação.
Pegando nas frutas do Oeste, e partindo de uma ideia que não sendo completamente original, pois há séculos que se desidratam os alimentos (retirar-lhes a água) como forma de os conservar, a dupla desenvolveu um novo conceito de fruta desidratada, pronta a comer, que está a ser um sucesso. A pera Rocha e a maçã, produzidas na região do Oeste são as principais matérias-primas dos produtos da Frutaformas, comercializados sob a forma de rodelas (croca maçã), barras (lingotes) e corações, disponíveis em duas gamas de produtos: gourmet e healthy. A pensar nos mais pequenos existe o “Frutinhas”. Foi, aliás, a pensar no público infantil que surgiu a Frutaformas, como explica Anabela Sá, com o objetivo de colocar no mercado um produto 100% natural, com forma e texturas diferentes, incentivando o consumo de fruta.
A ideia estudada e experimentada vezes sem conta durante dois anos ganhou força com a apresentação de um projeto à Abordagem LEADER do PRODER na associação LEADER OESTE, cujo apoio foi fundamental para lançar a marca, colocando a Frutaformas no patamar em que está hoje, já a pensar na exportação e num espaço maior”. Mais informações em www.frutaformas.pt.
Investimento total: 102.333,63 EUR
Comparticipação LEADER: 60%
Postos de trabalho criados: 2
Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local LEADER OESTE, no quadro da Abordagem LEADER do PRODER, divulgado no Jornal Pessoas e Lugares nº 14 publicado em Abril de 2014.
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]