Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Diversificação de atividade através da produção de medronho

A Suberpinus é uma empresa fundada em 2005, preferencialmente vocacionada para a gestão de propriedades rurais e prestação de serviços silvícolas e agrícolas. Desde a sua constituição participou na criação de nove Zonas de Intervenção Florestal (ZIF), sendo atualmente entidade gestora de cinco ZIF.

I13755-IMGX0380XX2X.JPG

A experiência da empresa, alicerçada num corpo técnico qualificado e no conhecimento da realidade desta região do interior – despovoamento e baixa taxa de utilização dos recursos silvestres associados às essências florestais e ao potencial produtivo das mesmas – levou-a a definir novas abordagens para a potencialização e utilização destes recursos.

A Suberpinus tem apostado no desenvolvimento de uma estratégia que envolve a criação de valor não só assente na melhoria das condições de gestão destes espaços (preferencialmente com base na adoção do modelo ZIF), mas também na diversificação de produções que possam aumentar a rentabilidade económica das explorações e contribuir para a sua sustentabilidade.

I13755-IMGX3899.JPG

De facto, a floresta tem um potencial que não está a ser devidamente explorado. Pode retirar-se rendimento de outros produtos, para além da cortiça. O cultivo do medronheiro – que também tem um papel na prevenção de incêndios – e a produção de aguardente de medronho são disso um exemplo.

Com o intuito de diversificar a atividade, a empresa criou com o apoio da Medida LEADER do PDR 2020, através do gal Al-Sud/Esdime, uma unidade industrial de produção de destilados com recurso a frutos de medronheiro, na freguesia de São Barnabé. Pretende manter o processo tradicional, adaptando as técnicas mais avançadas de destilação, para garantir um produto de elevada qualidade, mas que mantenha o espírito da aguardente de medronho.

Além dos povoamentos já instalados, que permitiram o arranque imediato das atividades de transformação, a empresa está a desenvolver, nas áreas que administra diretamente, a criação de novos pomares. Constituídos por exemplares melhorados, através de novas técnicas de instalação e condução favoráveis à produção de maiores quantidades de fruto de melhor qualidade, com menores custos de exploração, são também garantes da viabilidade económica da atividade.

  • Financiamento: Operação 10.2.1.3 – Diversificação de atividades na exploração do PDR 2020
  • Promotor: Suberpinus – Serviços Agro-Florestais, Lda.
  • Localização: São Barnabé, Almodôvar
  • Investimento total elegível: 169.970,52 euros
  • Despesa pública: 84.985,27 euros
  • Postos de trabalho: 1

Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local Al Sud/Esdime no quadro da Abordagem LEADER do PDR 2020, divulgado na Brochura "54 projetos LEADER 2014-2020 para o desenvolvimento dos territórios rurais" (as páginas deste projeto estão disponíveis para consulta ou download em anexo a este artigo).

Terra Viva 2019

 

I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER

Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





Newsletter

Agenda

Dia Municipal para a Igualdade 2021

2021-10-17 a 2021-10-27, Várias iniciativas por todo o país

Sessão de esclarecimentos sobre reconhecimento de Agrupamentos de Produtores Multiprodutos

2021-10-18, Sessão online

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

JER | Jovem Empresário Rural - Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural

Agricultura Familiar: Conhecimento, Organização e Linhas Estratégicas

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4