Conservação e preservação do dólmen de Antelas

Pinheiro, Oliveira de Frades

O Dólmen de Antelas tem pinturas, a vermelho e preto, na superfície de esteios com mais de cinco mil anos. Classificado como monumento nacional, desde 1990, a sua preservação está em grande risco devido aos níveis elevados de humidade constantes no seu interior.

I13842-TRABALHOSXDEXDIAGNXXSTICOX-XCRXXDITOXFOTOXEON.JPG

Consciente da importância deste monumento megalítico único e convencido da necessidade de intervir depressa, o Município de Oliveira de Frades decidiu investir na eliminação dos fatores de degradação – infiltrações, propagação de vegetação e raízes e condensação devido à falta de circulação de ar – através de uma intervenção de conservação preventiva, criando condições microclimáticas favoráveis, estabelecendo níveis aceitáveis de circulação de ar no interior do monumento e promovendo a estabilização dos materiais constituintes.

I13842-EXAMEXDEXESPECTROMETRIAX-XCRXXDITOXFOTOXEON.JPG

O diagnóstico inicial serviu para avaliar o estado de conservação dos motivos pintados, a definição das patologias que afetam os esteios, enquanto que os exames de espectrometria permitiram identificar os pigmentos presentes, os materiais de que foram feitos e os aglutinantes usados. Sem o conhecimento adquirido através deste diagnóstico, o projeto não teria beneficiado do aval científico para uma intervenção subsequente no dólmen e mamoa que engloba a substituição de telas impermeabilizantes com mais de 20 anos, a reposição de pavimento por cima da mamoa de forma a impermeabilizar as pinturas, a colocação de um dreno para evitar a acumulação de água, a colocação de uma grade no acesso e a instalação de um sistema de iluminação led para melhorar as condições de visita ao dólmen. De referir que o projeto aprovado pela ADDLAP – Associação de Desenvolvimento do Dão, Lafões e Alto Paiva para apoio Leader do PDR2020 também prevê a promoção do Dólmen de Antelas.

A conservação e preservação do monumento integra-se numa estratégia mais vasta do Município de Oliveira de Frades com vista à criação do Centro de Interpretação da Arte Megalítica, a instalar na antiga estação de comboio da vila que deve funcionar também como ponto de partida para uma futura Rota Megalítica perspetivada pela Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões como um elemento de valorização e atratividade deste território.

  • Operação: 10.2.1.6 - Renovação de Aldeias do PDR2020
  • Promotor: Município de Oliveira de Frades
  • Localização: Pinheiro, Oliveira de Frades
  • Investimento total elegível: 26.731,56 euros
  • Despesa pública: 13.365,79 euros
  • Postos de trabalho: -

Projeto apoiado pelo Grupo de Ação Local ADDLAP no quadro da Abordagem LEADER do PDR 2020, divulgado na Brochura "54 projetos LEADER 2014-2020 para o desenvolvimento dos territórios rurais" (as páginas deste projeto estão disponíveis para consulta ou download em anexo a este artigo - alterado).


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Roda de Diálogo para a Alimentação

2022-09-15 a 2022-09-29, Eventos online

Formação Prática em Planeamento Holístico e Planos de Pastoreio

2022-09-29 a 2022-09-30, Salão da Junta de Freguesia de Mértola

Iniciativa "Há Festa na Aldeia" está de regresso à aldeia de Ul

2022-10-01 a 2022-10-02, Ul, Oliveira de Azeméis

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]