Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Outras publicações

A ADERES - Associação de Desenvolvimento Rural Estrela-Sul produziu o "Guia do Empreendedor", um documento que descreve os passos a dar no início de um negócio, dando a conhecer as opções existentes e incluindo conselhos para a elaboração de planos de marketing e negócios adequados. A publicação identifica ainda fontes de financiamento, nomeadamente no âmbito do instrumento DLBC - Desenvolvimento Local de Base Comunitária.

 

Acaba de ser publicado o caderno com a síntese do primeiro webinário da “MANIFesta em ação”, que decorreu a 20 de maio, reunindo cerca de 140 participantes, numa discussão sobre Sistemas Alimentares Locais, com o objetivo de partilha de ideias e construção coletiva de potenciais políticas públicas capazes de colmatar muitos dos desafios atuais.

 

 

Relatório Análise Prospectiva dos Resultados da Avaliação Intercalar das Estratégias de Desenvolvimento Local – Contributo para o processo de definição da Estratégia Portugal 2030

No âmbito do projecto Rede LEADER 2020 – Qualificar, Cooperar, Comunicar, desenvolvido em parceria com a DGADR/RRN e os Grupos de Ação Local, foi desenvolvido um conjunto de actividades no âmbito da qualificação dos GAL sobre “Metodologias e Instrumentos de Avaliação e Auto-avaliação”, prévias à realização das avaliações intercalares das EDL.

Após este processo foi realizado um trabalho de leitura transversal dos relatórios elaborados pelos GAL. O Relatório “Análise Prospectiva dos Resultados da Avaliação Intercalar das Estratégias de Desenvolvimento Local – Contributo para o processo de definição da Estratégia Portugal 2030”, pretende valorizar as aprendizagens do actual período de programação na construção das medidade de política no quadro da Abordagem LEADER / Desenvolvimento Local de Base Comunitária em 2021-2027.

O relatório está disponível em anexo.

 

 

O Centro de Competências para a Dieta Mediterrânica (CCDM) acaba de lançar a sua primeira revista, com o tema "Paisagens Alimentares Mediterrânicas". A publicação visa contribuir para o debate e a reflexão sobre a Dieta Mediterrânica assim como dar visibilidade a projetos e iniciativas relevantes no quadro da salvaguarda e revitalização da Dieta Mediterrânica.

 

A FARNET – Rede Europeia das Zonas de Pesca acaba de lançar mais uma edição sua revista. O número 18 da publicação inclui uma reportagem sobre projetos de desenvolvimento local sustentável e economia circular nas zonas costeiras da Região Saloia, onde intervém a associação A2S, no âmbito do GAL Pescas Ericeira-Cascais.

 

A OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico publicou recentemente o relatório “Bem-estar rural: Geografia de oportunidades”, onde analisa as importantes alterações verificadas nos últimos anos nas áreas rurais e os desafios e oportunidades que colocam ao desenvolvimento desses territórios e ao bem-estar das suas populações.

 

A Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável e o Instituto para a Política Ambiental Europeia acabam de lançar mais uma edição do relatório "Desenvolvimento Sustentável da Europa", que analisa o progresso feito pelos países da União Europeia, assim como outros países europeus, rumo às metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

 

O Parlamento Europeu, através do seu Departamento de Política Estrutural e de Coesão, acaba de publicar o relatório “As regiões menos desenvolvidas da UE: ponto de situação e desafios futuros”. O documento analisa o conceito de “regiões menos desenvolvidas”, propõe uma nova tipologia para identificação destes territórios, analisa os entraves ao seu desenvolvimento e as iniciativas e políticas europeias existentes e em preparação, apresentando também algumas recomendações.

 

O Departamento de Política Estrutural e de Coesão do Parlamento Europeu publicou um relatório onde faz uma análise preliminar da próxima comunicação da Comissão Europeia "Visão de Longo Prazo para as Zonas Rurais". O documento faz uma análise da necessidade desta visão, as suas características, os procedimentos realizados e a realizar até à sua adoção, as suas implicações para a Política Agrícola Comum, o atual funcionamento dos instrumentos políticos de desenvolvimento rural e o seu futuro no quadro da visão e ainda uma caraterização da realidade e dos desafios das áreas rurais.

 

Foi recentemente publicado, no âmbito do projeto SHERPA - Sustainable Hub to Engage into Rural Policies with Actors, um relatório que resume um conjunto de estudos prospetivos com cenários para o futuro das áreas rurais, que têm sido apresentados nos últimos anos no âmbito de projetos e trabalhos de investigação. O relatório inclui também a identificação de tendências e de alguns dos seus possíveis impactos.

 

O Eurostat, Gabinete de Estatística da União Europeia, publicou recentemente um relatório onde avalia os progressos feitos na União Europeia, nos últimos cinco anos, rumo às metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pelas Nações Unidas na sua agenda para 2030. Os indicadores analisados mostram que foram feitos progressos na generalidade dos ODS, com exceções a nível da ação climática e da igualdade de género.

 

Parlamento Europeu publica ficha técnica sobre a Política de Desenvolvimento Rural

O Parlamento Europeu publicou recentemente a ficha técnica “Segundo Pilar da PAC: A Política de Desenvolvimento Rural”, na qual identifica a base jurídica, a missão e as prioridades, as medidas definidas a nível comunitário e os aspetos financeiros da política de desenvolvimento rural, sendo mencionada nestes dois últimos pontos a abordagem LEADER e a obrigatoriedade dos 5% de contribuição do FEADER para a mesma. É também feito um pequeno balanço da execução da política e apresentados sucintamente os desenvolvimentos relativos à reforma da PAC no pós-2020 e o papel que o Parlamento Europeu terá na sua definição.

 

A Comissão Europeia acaba de publicar um relatório, elaborado pela AEIDL e o ICLEI, que reúne 71 exemplos de boas práticas de contratação pública socialmente responsável. A publicação inclui estudos de caso de 27 países, abrangendo a aquisição de uma grande diversidade de produtos e serviços, incluindo boas práticas de contratos públicos para o setor da “alimentação e catering”. 

 

A Comissão Europeia acaba de divulgar um relatório que avalia a recente evolução e atual situação demográfica da União Europeia que revela que, de modo geral, os europeus vivem mais tempo, têm menos filhos e famílias mais pequenas, estão mais envelhecidos e vivem cada vez mais em cidades. O relatório mostra também diferenças bastante consideráveis entre as regiões, que evidenciam desigualdades a nível de emprego, cuidados, serviços e acessibilidades.

 

De acordo com um relatório do Tribunal de Contas Europeu, publicado nesta sexta-feira, 5 de junho, as medidas específicas da PAC de combate ao declínio da biodiversidade em áreas agrícolas têm-se revelado ineficazes. A agricultura intensiva é apontada como a principal causa da diminuição da biodiversidade, sendo salientada a redução do número de aves e insetos, mas também da abundância e variedade de vegetação natural.

 

Apesar da UE tencionar gastar quase 100 mil milhões de euros na política de desenvolvimento rural para o período de 2014–2020 através do Fundo Europeu Agrícola de Desenvolvimento Rural (FEADER), cerca de 90% do plano financeiro do FEADER estava por utilizar no início de 2017 (o quarto ano do período de programação), prevendo-se a concentração das despesas na segunda metade do período de programação, tal como no antigo período de programação. O Relatório Especial n.º 16/2017 o Tribunal de Contas Europeu (TCE), intitulado “Programação do Desenvolvimento Rural: é necessário menos complexidade e mais ênfase nos resultados”, faz um retrato pouco complacente da programação do desenvolvimento rural.

 

Terra Viva 2019

 

I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER

Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





Newsletter

Agenda

Seminário "Sistemas Alimentares Territoriais e Dietas Saudáveis: Caminhos para Transformações Globais"

2021-01-26, Webinário

Webinário da MANIFesta sobre democracia participativa e intervenção cidadã

2021-02-01, Sessão online

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

JER | Jovem Empresário Rural - Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural

Agricultura Familiar: Conhecimento, Organização e Linhas Estratégicas

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4