Outras publicações

Comissão Europeia avalia o contributo do LEADER para o desenvolvimento territorial

A Comissão Europeia publicou um documento de trabalho que analisa o contributo do LEADER para o desenvolvimento territorial. O documento contém os resultados da avaliação da medida LEADER nos Programas de Desenvolvimento Rural para 2014-2022, tal como estabelecido no Regulamento Comunitário n.º 1303/2013 e no Regulamento Comunitário n.º 1305/2013.

Estudo analisa o contributo da PAC para a Visão de Longo Prazo para as Zonas Rurais

Um novo estudo, encomendado pela Comissão Europeia, examina a contribuição da Política Agrícola Comum (PAC) no período 2014-2022 para a prossecução dos objetivos da Visão de Longo Prazo para az Zonas Rurais da União Europeia. A publicação apresenta ainda uma análise preliminar das medidas programadas da PAC para 2023-2027.

Comité das Regiões Europeu aprova parecer sobre o futuro da Política Agrícola Comum

Representantes do poder local e regional aprovaram no passado dia 19 de junho, em Bruxelas (Bélgica), um parecer sobre o futuro da Política Agrícola Comum (PAC), que teve como relatora a portuguesa Isilda Gomes, durante a 161.ª sessão plenária do Comité das Regiões Europeu. O documento inclui um conjunto de recomendações para o futuro da política agrícola e de desenvolvimento rural da União Europeia.

Estudo analisa o potencial impacto do turismo no desenvolvimento das zonas rurais

O Comité Europeu das Regiões e a Organização Mundial do Turismo publicaram recentemente um estudo que analisa o potencial do turismo para o desenvolvimento socioeconómico dos territórios rurais. O relatório destaca o possível impacto do turismo no reforço da resiliência das comunidades, na atenuação dos processos de despovoamento, na redução das desigualdades e na melhoria do acesso a serviços básicos.

ELARD publica brochura do I Congresso Europeu LEADER

A ELARD - European LEADER Association for Rural Development publicou uma brochura de síntese do I Congresso Europeu LEADER. O documento reúne as principais conclusões dos momentos de debate e networking promovidos durante os dois dias do evento, que teve como objetivo a discussão sobre o futuro do LEADER nas políticas europeias, a identificação de novos temas-chave no quadro da abordagem e de oportunidades de cooperação entre os Grupos de Ação Local.

CESE divulga parecer sobre o reforço do diálogo civil e da democracia participativa

O CESE - Conselho Económico e Social Europeu divulgou o parecer exploratório "Reforçar o diálogo civil e a democracia participativa na UE: rumo a seguir", adotado na sessão plenária do passado dia 15 de fevereiro. O documento, elaborado a pedido da Presidência Belga do Conselho Europeu inclui um conjunto de conclusões e de recomendações para o reforço da participação da sociedade civil na elaboração das políticas comunitárias.

Comissão Europeia publica relatório sobre a Visão de Longo Prazo para as Zonas Rurais

A Comissão Europeia adoptou no passado dia 27 de março o seu relatório sobre a Visão de Longo Prazo para as Zonas Rurais da União Europeia (UE). Este relatório faz um balanço das ações já realizadas na prossecução dos objetivos da Visão e apresenta um conjunto de reflexões para o reforço da atuação e do apoio financeiro às zonas rurais, com base na execução do plano de ação rural da UE.

Relatório-síntese do seminário “Fundos da União Europeia que abrem caminho à Visão Rural"

O Gabinete de Apoio ao Pacto Rural publicou o relatório-síntese do seminário online "Fundos da União Europeia que abrem caminho à Visão Rural", que promoveu no dia 14 de dezembro. Esta iniciativa teve como objetivo promover a discussão acerca das possíveis fontes de financiamento e instrumentos que podem ser mobilizados no quadro da Visão de Longo Prazo para as Zonas Rurais da União Europeia.

Do relatório destacam-se as recomendações resultantes dos momentos de discussão.

Grupo de Alto Nível para o Futuro da Política de Coesão apresenta conclusões e propostas

A DG REGIO - Direção-Geral de Política Regional e Urbana da Comissão Europeia acaba de publicar o relatório "Forging a sustainable future together", resultado dos trabalhos do Grupo de Alto Nível para o Futuro da Política de Coesão. No documento é feito um estado da arte e apresentado um conjunto de propostas para melhorar a Política de Coesão da União Europeia.

Fazer o Pacto Rural acontecer nos Estados-Membros

Publicação já disponível em Português

O Gabinete de Apoio ao Pacto Rural publicou, a 20 de novembro, o documento informativo "Making the Rural Pact happen in Member States", sobre a adesão ao Pacto Rural e a sua concretização. Este documento descreve os principais elementos, ou "ingredientes", necessários para mobilizar os stakeholders em torno do Pacto Rural e promover uma ação concertada no sentido de cumprir os objetivos da Visão de Longo Prazo para as Zonas Rurais da União Europeia.

Comissão Europeia reafirma a importância e eficácia do LEADER para as zonas rurais europeias

A Direcção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural (DG AGRI) da Comissão Europeia publicou um relatório especial sobre o LEADER, intitulado “Estudo de apoio à avaliação dos custos e benefícios da implementação do LEADER”, que sublinha a importância e eficácia da implementação desta abordagem na Europa.

Comissão Europeia analisa os contributos dos PEPAC para a Visão de Longo Prazo para as Zonas Rurais

A Comissão Europeia lançou recentemente a publicação “Balanço da forma como os Planos Estratégicos da PAC contribuem para os objetivos da Visão de Longo Prazo para as Zonas Rurais da UE”. O documento analisa a forma como os Estados-membros optaram por implementar os seus Planos Estratégicos da Política Agrícola Comum (PAC) tendo em conta os objetivos definidos na Visão de Longo Prazo para as Áreas Rurais, em particular as suas quatro áreas de ação. Embora reconheça que toda a PAC é relevante para as zonas rurais, o estudo centra-se na forma como os planos estratégicos da PAC apoiam as zonas rurais para além da agricultura e da silvicultura.

GPP publica nova edição da CULTIVAR

O GPP  - Gabinete de Planeamento, Politicas e Administração Geral publicou a edição n.º 28 da revista CULTIVAR - Cadernos de Análise e Prospetiva, dedicada ao tema das estruturas agrárias.

Publicação analisa a relação entre as dinâmicas populacionais e as alterações climáticas

O Centro Comum de Investigação (JRC), entidade de investigação ao serviço da Comissão Europeia, publicou recentemente o relatório "Demography and climate change: EU in the global context" que analisa a relação entre as dinâmicas populacionais e as alterações climáticas. 

Relatório analisa os custos e benefícios do investimento no desenvolvimento rural

O Comité Europeu das Regiões publicou o relatório "The cost of non-rurality - preparing for a better urban-rural balance in EU funding". A publicação pretende contribuir para o debate sobre a política de desenvolvimento rural da União Europeia, propondo uma metodologia para entender os custos e os benefícios do investimento nas áreas rurais para a sociedade como um todo. Ao fazê-lo, questiona se o despovoamento dos territórios rurais é apenas um problema rural ou se as consequências atingem toda a sociedade, incluindo as pessoas que vivem nas áreas urbanas.

Rede Europeia da PAC lança publicação sobre os princípios do LEADER

A Rede Europeia da Política Agrícola Comum (PAC) lançou recentemente uma publicação sobre a concretização dos príncipios-chave da abordagem LEADER - Ligações Entre Ações de Desenvolvimento da Economia Rural no quadro dos Planos Estratégicos da PAC.

Relatório da Comissão Europeia analisa a relação entre desenvolvimento regional e euroceticismo

O sentimento de ceticismo em relação à União Europeia está ligado à "armadilha do desenvolvimento regional", fenómeno em que uma região não consegue desenvolver ou manter dinamismo económico, produtividade e criação de emprego, ficando "presa" num processo de estagnação económica e social. Esta é a principal conclusão do relatório "A geografia do descontentamento na União Europeia e a armadilha do desenvolvimento regional", publicado recentemente pela Comissão Europeia.

Comissão Europeia lança publicação sobre Desenvolvimento de Base Comunitária e Economia Azul

A Comissão Europeia lançou recentemente a publicação "Desenvolvimento Local de Base Comunitária e a Economia Azul", elaborada pela FAMENET - Fisheries and Aquaculture Monitoring, Evaluation and Local Support Network, entidade que colabora com a Comissão Europeia (DG MARE) e que consiste numa rede que tem como propósito gerar conhecimento que possa ser partilhado pelos Estados-Membros que utilizam o Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas (FEAMP-2014-2020) e, no quadro que agora inicia, o Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura (FEAMPA-2021-2027).

Nova edição da revista CULTIVAR dedicada à agricultura biológica

O GPP disponibilizou a edição n.º 26 da sua publicação CULTIVAR - Cadernos de Análise e Prospetiva, dedicada ao tema da agricultura biológica e outros modos de produção sustentável.

Estudo analisa o futuro do modelo agrícola europeu

O Parlamento Europeu acaba de publicar um estudo onde apresenta uma visão geral do efeito do declínio do número de explorações agrícolas em toda a UE no modelo agrícola europeu. O estudo conclui que o modelo agrícola europeu e os instrumentos de política devem abarcar a diversidade emergente de perfis dos agricultores e estimular estratégias adaptativas, socialmente desejáveis, que preservem a multifuncionalidade da agricultura.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]