Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Apesar das medidas específicas da PAC a biodiversidade continua a diminuir nas áreas agrícolas da Europa

2020-06-08

De acordo com um relatório do Tribunal de Contas Europeu, publicado nesta sexta-feira, 5 de junho, as medidas específicas da PAC de combate ao declínio da biodiversidade em áreas agrícolas têm-se revelado ineficazes. A agricultura intensiva é apontada como a principal causa da diminuição da biodiversidade, sendo salientada a redução do número de aves e insetos, mas também da abundância e variedade de vegetação natural.

Em 2011, a Comissão Europeia aprovou uma estratégia para travar a perda de biodiversidade até 2020, tendo-se comprometido a aumentar a contribuição da agricultura e da silvicultura para a sua proteção, nomeadamente através de medidas a levar a cabo no âmbito da PAC.

O Tribunal de Contas Europeu veio agora revelar que, apesar de não terem sido definidas metas mensuráveis para a avaliação dos efeitos da agricultura na biodiversidade, os resultados da estratégia são muito insuficientes e que a agricultura continua a representar uma importante ameaça, em particular a agricultura intensiva.

I13444-TERRITORIO.JPG

Para além disso, o Tribunal de Contas Europeu critica a excessiva aposta nos pagamentos diretos, cujos resultados na manutenção da biodiversidade das terras agrícolas é “reduzido ou desconhecido”, defendendo uma maior aposta em medidas de desenvolvimento rural, que apoiem práticas agrícolas respeitadoras do ambiente.

O Tribunal de Contas Europeu recomenda que a Comissão Europeia coordene melhor a estratégia de biodiversidade da União para 2030, que reforce o contributo dos pagamentos diretos e do desenvolvimento rural para a biodiversidade nas áreas agrícolas, que faça um acompanhamento mais rigoroso das despesas nesta matéria e que desenvolva metas e indicadores mensuráveis para avaliar o impacto da agricultura e das medidas da PAC na biodiversidade.

Consulte aqui o relatório (em Português).

Terra Viva 2019

 

I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER

Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





Newsletter

Agenda

Conferência “Oportunidades e Tendências para o Turismo na Região Dão, Lafões e Alto Paiva, em 2021”

2020-12-04, Transmissão via Zoom

Conferência final do projeto SMARTA – “A mobilidade rural importa”

2020-12-10 a 2020-12-11, Conferência online

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

JER | Jovem Empresário Rural - Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural

Agricultura Familiar: Conhecimento, Organização e Linhas Estratégicas

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4