Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Eurostat monitoriza progressos rumo aos ODS na UE

2020-07-27

O Eurostat, Gabinete de Estatística da União Europeia, publicou recentemente um relatório onde avalia os progressos feitos na União Europeia, nos últimos cinco anos, rumo às metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pelas Nações Unidas na sua agenda para 2030. Os indicadores analisados mostram que foram feitos progressos na generalidade dos ODS, com exceções a nível da ação climática e da igualdade de género.

O relatório destaca os progressos feitos a nível do ODS 16, de promoção da paz, da justiça e do funcionamento eficaz das instituições, classificando também como bons os resultados verificados a nível da erradicação da pobreza (ODS 1), da promoção da saúde e bem-estar (ODS 3), da supressão da fome e insegurança alimentar e da promoção da agricultura sustentável (ODS 2) e ainda da promoção do trabalho decente e do crescimento económico (ODS 8).

Mais moderados foram os progressos feitos rumo aos ODS 11 – “Cidades e comunidades sustentáveis”, 4 – “Educação de qualidade”, 17 – “Parcerias para a implementação dos objetivos”, 12 – “Produção e consumo sustentáveis”, 7 – “Energias renováveis e acessíveis”, 10 – “Reduzir as igualdades”, 15 – “Proteger a vida terrestre” e 9 – “Indústria, inovação e infraestruturas”.

Já a nível do objetivo da ação climática (ODS 13), o Eurostat destaca que não foram feitos progressos nos últimos cinco anos e que no caso do ODS 5, de promoção da igualdade de género, houve inclusive alguns retrocessos.

No que toca aos ODS 6 – “Água potável e saneamento” e 14 – “Proteger a vida marinha” não foi possível fazer uma avaliação, devido à falta de informação estatística.

O relatório pode ser consultado ou descarregado aqui, estando disponível para já apenas em Inglês.

Terra Viva 2019

 

I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER

Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





Newsletter

Agenda

Conferência “Oportunidades e Tendências para o Turismo na Região Dão, Lafões e Alto Paiva, em 2021”

2020-12-04, Transmissão via Zoom

Conferência final do projeto SMARTA – “A mobilidade rural importa”

2020-12-10 a 2020-12-11, Conferência online

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

JER | Jovem Empresário Rural - Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural

Agricultura Familiar: Conhecimento, Organização e Linhas Estratégicas

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4