Eurostat monitoriza progressos rumo aos ODS na UE

2020-07-27

O Eurostat, Gabinete de Estatística da União Europeia, publicou recentemente um relatório onde avalia os progressos feitos na União Europeia, nos últimos cinco anos, rumo às metas dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pelas Nações Unidas na sua agenda para 2030. Os indicadores analisados mostram que foram feitos progressos na generalidade dos ODS, com exceções a nível da ação climática e da igualdade de género.

O relatório destaca os progressos feitos a nível do ODS 16, de promoção da paz, da justiça e do funcionamento eficaz das instituições, classificando também como bons os resultados verificados a nível da erradicação da pobreza (ODS 1), da promoção da saúde e bem-estar (ODS 3), da supressão da fome e insegurança alimentar e da promoção da agricultura sustentável (ODS 2) e ainda da promoção do trabalho decente e do crescimento económico (ODS 8).

Mais moderados foram os progressos feitos rumo aos ODS 11 – “Cidades e comunidades sustentáveis”, 4 – “Educação de qualidade”, 17 – “Parcerias para a implementação dos objetivos”, 12 – “Produção e consumo sustentáveis”, 7 – “Energias renováveis e acessíveis”, 10 – “Reduzir as igualdades”, 15 – “Proteger a vida terrestre” e 9 – “Indústria, inovação e infraestruturas”.

Já a nível do objetivo da ação climática (ODS 13), o Eurostat destaca que não foram feitos progressos nos últimos cinco anos e que no caso do ODS 5, de promoção da igualdade de género, houve inclusive alguns retrocessos.

No que toca aos ODS 6 – “Água potável e saneamento” e 14 – “Proteger a vida marinha” não foi possível fazer uma avaliação, devido à falta de informação estatística.

O relatório pode ser consultado ou descarregado aqui, estando disponível para já apenas em Inglês.






[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]