2023-06-19
O sentimento de ceticismo em relação à União Europeia está ligado à "armadilha do desenvolvimento regional", fenómeno em que uma região não consegue desenvolver ou manter dinamismo económico, produtividade e criação de emprego, ficando "presa" num processo de estagnação económica e social. Esta é a principal conclusão do relatório "A geografia do descontentamento na União Europeia e a armadilha do desenvolvimento regional", publicado recentemente pela Comissão Europeia.
Segundo o relatório, as regiões que "ficam para trás" nos processos de desenvolvimento são mais propensas ao surgimento de sentimentos eurocéticos e de alheamento relativamente às políticas e aos valores europeus, com efeitos nos resultados eleitorais.
O documento apela a uma maior coesão no desenvolvimento da União Europeia, que passe pelo desenvolvimento de políticas de base local que possam ajudar as regiões a sair do declínio económico, por uma melhor compreensão das causas das "armadilhas do desenvolvimento regional" e como estas podem ser ultrapassadas, pela melhoria dos modelos de governança, por uma maior aposta na inovação e na educação e formação, pelo desenvolvimento das áreas rurais, das vilas e pequenas cidades e por um aprofundamento da investigação sobre o impacto das políticas públicas a nível territorial.
A publicação está disponível apenas em Inglês (em anexo).
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]