Tribunal de Contas Europeu publica relatório sobre os impactos da PAC no clima

2021-11-08

O Tribunal de Contas Europeu publicou recentemente um relatório onde analisa os impactos da Política Agrícola Comum (PAC) no clima, concluindo que, apesar da Comissão Europeia ter destinado, em 2014-2020, mais de um quarto do montante da PAC à ação climática, as medidas mostraram-se pouco eficazes, com um impacto residual na diminuição das emissões provenientes da agricultura.

De acordo com o relatório, o Tribunal constatou que os 100 mil milhões de euros de fundos da PAC atribuídos a medidas de ação climática durante os últimos sete anos tiveram pouco impacto nas emissões provenientes da agricultura, as quais não mudaram significativamente desde 2010.

O Tribunal conclui ainda que a maioria das medidas de atenuação apoiadas pela PAC tem um baixo potencial para atenuar as alterações climáticas e que a PAC raramente financia medidas com elevado potencial para o efeito.

No documento recomenda-se que a Comissão adote medidas para que a PAC reduza as emissões provenientes da agricultura e as emissões provenientes de solos orgânicos drenados e cultivados e que comunique regularmente informações sobre o contributo da PAC para a atenuação das alterações climáticas.

Consulte o relatório aqui.






[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]