Como serão as áreas rurais no futuro? Relatório analisa cenários, tendências e impactos

2020-09-28

Foi recentemente publicado, no âmbito do projeto SHERPA - Sustainable Hub to Engage into Rural Policies with Actors, um relatório que resume um conjunto de estudos prospetivos com cenários para o futuro das áreas rurais, que têm sido apresentados nos últimos anos no âmbito de projetos e trabalhos de investigação. O relatório inclui também a identificação de tendências e de alguns dos seus possíveis impactos.

O documento divide-se em três secções principais: revisão de exercícios de previsão e cenário; análise de megatendências globais e análise de tendências, motivadores e impactos de particular relevância para as áreas rurais.

O documento identifica cenários relevantes prospetivos para as áreas rurais e algumas das questões que serão priorizadas na agenda futura, considerando como quadro de referência os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, declinados  no Pacto Ecológico Europeu

  • As áreas rurais são diferentes e têm necessidades específicas;
  • A diversidade das áreas rurais reflete-se nas suas oportunidades e limitações;
  • As ligações rural-urbano são a chave para áreas rurais prósperas.

O relatório pode ser consultado aqui.

SHERPA é um projeto financiado pelo programa HORIZON 2020, que visa reunir conhecimentos que contribuam para a formulação de recomendações para futuras políticas relevantes para as áreas rurais da União Europeia, reunindo parceiros de várias áreas e criando uma interface ciência-sociedade-política.

No âmbito do projeto está a ser desenvolvida uma rede de 40 Plataformas Multi-Ator (Multi-Actor Platforms - MAP), em toda a União Europeia. Estas plataformas servirão para intercâmbio de ideias, co-aprendizagem e co-criação de conhecimento a nível regional. A Federação Minha Terra integra a MAP da Região Centro de Portugal.






[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]