2020-01-08
A FARNET – Rede Europeia das Zonas de Pesca acaba de lançar mais uma edição sua revista. O número 18 da publicação inclui uma reportagem sobre projetos de desenvolvimento local sustentável e economia circular nas zonas costeiras da Região Saloia, onde intervém a associação A2S, no âmbito do GAL Pescas Ericeira-Cascais.
A reportagem descreve a iniciativa “Plasticus Maritimus”, de promoção de ações de sensibilização ambiental sobre a poluição dos oceanos com materiais em plástico, o projeto “Blue Circular Postbranding”, de transformação de plástico recolhido nas praias noutros materiais, como roupas ou calçado, o trabalho da empresa FAPIL, de transformação de plástico em materiais de uso doméstico e o projeto "Skeleton Sea", de criação de peças de arte a partir de materiais recolhidos na praia.
A revista inclui ainda a iniciativa de uma empresa da Região Oeste, apoiada pelo GAL Pesca do Oeste, que utilizou as instalações para produção de álcool gel para desinfeção de mãos, ao mesmo tempo que manteve a sua atividade de produção e transformação de plantas marinhas.
Leia aqui este número da revista e consulte aqui as edições anteriores.
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]