Estudo analisa o potencial impacto do turismo no desenvolvimento das zonas rurais

2024-04-23

O Comité Europeu das Regiões e a Organização Mundial do Turismo publicaram recentemente um estudo que analisa o potencial do turismo para o desenvolvimento socioeconómico dos territórios rurais. O relatório destaca o possível impacto do turismo no reforço da resiliência das comunidades, na atenuação dos processos de despovoamento, na redução das desigualdades e na melhoria do acesso a serviços básicos.

No documento é salientado o potencial do turismo rural para a diversificação económica e a criação de emprego nas zonas rurais e a sua contribuição para a preservação do património cultural e da identidade local. É também lembrado o aumento da procura pelo turismo rural na sequência da pandemia do coronavírus, a resiliência e capacidade de adaptação demonstradas pelo setor e a sua afirmação como potencial motor económico de alguns territórios.

O estudo identifica também vários desafios enfrentados pelas zonas rurais que podem constituir entraves ao desenvolvimento do setor do turismo, tais como a inexistência ou desadequação de infraestruturas, a insuficiência de recursos financeiros ou a escassez de mão-de-obra. Contudo, o relatório aponta estas dificuldades como oportunidades que o desenvolvimento do setor pode colmatar, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida e o aumento da atratividade dos territórios.

O relatório oferece ainda um roteiro para os decisores políticos e outros stakeholders para aproveitar o potencial do turismo rural, com propostas que incluem a construção de cadeias de valor rurais integradas, a criação de sinergias e a promoção da colaboração e da ação conjunta, o reforço da conetividade e o desenvolvimento de competências e a promoção da oferta turística alinhada com as tendências dos consumidores, mas também com os objetivos de desenvolvimento sustentável.

A publicação está disponível em anexo (em inglês).


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]