Relatório da Comissão avalia situação demográfica da União Europeia

2020-06-23

A Comissão Europeia acaba de divulgar um relatório que avalia a recente evolução e atual situação demográfica da União Europeia que revela que, de modo geral, os europeus vivem mais tempo, têm menos filhos e famílias mais pequenas, estão mais envelhecidos e vivem cada vez mais em cidades. O relatório mostra também diferenças bastante consideráveis entre as regiões, que evidenciam desigualdades a nível de emprego, cuidados, serviços e acessibilidades.

Destaca-se do relatório a perda de população nas áreas rurais, sobretudo nos países bálticos, na Bulgária, Croácia, Hungria e Portugal, onde algumas regiões perderam mais de 10% da população entre 2011 e 2019. No caso português essa situação verificou-se no Alto Alentejo. Por outro lado a população a residir em cidades cresceu na generalidade dos países, abrangendo as áreas urbanas já 40% da população europeia em 2019 (21% residem em áreas rurais e 39% em áreas intermédias).

Relativamente às áreas rurais o relatório destaca os menores custos de vida, a menor poluição e outros fatores que deveriam traduzir-se numa melhor qualidade de vida nesses territórios, mas reconhece a existência de fatores que impedem que isso suceda, nomeadamente a nível da acessibilidade a serviços públicos e privados, que contribuem para a redução do número de residentes, para o abandono das terras, o aumento do risco de incêndios, a incapacidade de fixação de jovens, de renovação geracional, de atração de investimento e de criação de emprego.

São também destacados os riscos e oportunidades das alterações demográficas para a democracia na União Europeia. A Comissão considera que é necessário garantir que os sistemas de governo e participação da União são dinâmicos, resilientes, inclusivos e representativos da diversidade da sociedade, permitindo identificar os problemas e encontrar soluções de uma forma conjunta e participada.

Este relatório dá início aos trabalhos da Comissão sobre a questão das alterações demográficas, os seus impactos e as respostas a dar e serve de base para o próximo Livro Verde sobre o Envelhecimento e a Visão de Longo Prazo para as Zonas Rurais.

O relatório encontra-se disponível aqui (para já apenas em Inglês).






[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]