Relatório analisa progresso da Europa rumo às metas dos ODS

2020-12-10

A Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável e o Instituto para a Política Ambiental Europeia acabam de lançar mais uma edição do relatório "Desenvolvimento Sustentável da Europa", que analisa o progresso feito pelos países da União Europeia, assim como outros países europeus, rumo às metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

De acordo com o relatório, os principais desafios ao desenvolvimento sustentável na Europa estão associados à predominância de uma dieta desequilibrada, a práticas agrícolas nefastas, à acelerada perda de biodiversidade e aos efeitos das alterações climáticas, mas são também destacadas as diferenças de desenvolvimento e qualidade de vida que se verificam entre países e regiões.

O relatório identifica seis grandes prioridades para o desenvolvimento sustentável da Europa:

  • Educação, qualificação e inovação;
  • Energia sustentável;
  • Comunidades sustentáveis, mobilidade e habitação;
  • Produção alimentar sustentável, dieta equilibrada e proteção da biodiversidade;
  • Economia limpa e circular, com poluição zero;
  • Transformação digital;

O relatório assinala ainda as repercussões ainda imprevisíveis da pandemia da COVID-19 na prossecução dos ODS, que poderá dificultar a implementação de algumas medidas.

O relatório inclui um ranking dos países quanto ao seu progresso, sendo que Portugal surge em 22.º lugar entre os 31 países analisados. A Finlândia ocupa o 1.º lugar, enquanto a Bulgária apresenta o menor progresso rumo às metas de desenvolvimento sustentável.

Consulte o relatório de 2020 aqui e as edições anteriores aqui.






[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]