Inquérito analisa opinião dos europeus sobre o futuro das zonas rurais

2021-07-01

Acaba de ser publicado o relatório do inquérito Eurobarómetro da Comissão Europeia sobre a Visão de Longo Prazo para as Zonas Rurais, realizado no passado mês de abril em todos os países da União Europeia e que recolheu mais de 25 mil respostas. O inquérito aborda os problemas e necessidades das zonas rurais, os apoios comunitários a estes territórios, as consequências da pandemia da COVID-19 e a participação dos cidadãos rurais.

Entre os principais resultados, o inquérito mostra que 79% dos europeus concordam com apoios específicos para as áreas rurais e que 65% consideram que a decisão sobre a implementação destes apoios deve estar ao nível local ou regional. O problema das áreas rurais mais identificado é a “falta de infraestruturas de transportes e conexões”, assinalado por 44% dos inquiridos

O inquérito mostra que a pandemia despertou um maior interesse pelo turismo em áreas rurais e que há um crescente número de pessoas a equacionar mudar-se para estes territórios. Relativamente às questões ambientais, a maioria dos inquiridos considera que existem problemas ambientais nas áreas rurais que devem ser respondidos prontamente, sendo a “destruição de habitats, perda de animais e espécies vegetais” considerado um problema urgente por dois terços dos inquiridos. Já sobre a participação dos cidadãos, a maioria afirma que gostariam de ser mais envolvidos nos processos de decisão a nível local.

O relatório encontra-se disponível aqui. (apenas em Inglês). Está ainda disponível uma síntese dos resultados de cada país, no seu respetivo idioma.






[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]