ELARD - European LEADER Association for Rural Development

2016-05-16

A ELARD - European LEADER Association for Rural Development foi fundada em 1999, em Bruxelas, como associação internacional sem fins lucrativos. Reúne cerca de 2200 Grupos de Ação Local de 26 países europeus, incluindo de países não-membros da União Europeia mas que adotaram e estão a implementar a metodologia LEADER – Alemanha, Áustria, Bulgária, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, Geórgia, Grécia, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Macedónia do Norte, Polónia, Portugal, República Checa, Roménia, Sérvia e Suécia.

I10500-PRESIDENCIA-04.JPG

Missão

A ELARD tem como missão apoiar o desenvolvimento rural e regional dentro da filosofia e dos princípios LEADER, promover a metodologia do LEADER/Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC) como instrumento de desenvolvimento local, estimular a cooperação entre as redes nacionais e regionais LEADER e os GAL, incentivar projetos comuns e a partilha de experiência dentro e fora do âmbito do LEADER/DLBC e influenciar as políticas europeias em prol do desenvolvimento rural. 

Objetivos

  • Fomentar a solidariedade entre os cidadãos das zonas rurais da União Europeia, em particular aqueles que implementam o programa LEADER;
  • Promover a filosofia, os princípios e a intervenção do programa LEADER;
  • Apoiar os parceiros/membros nos seus esforços para realizar acções inovadoras no domínio do desenvolvimento rural;
  • Funcionar como um fórum para os grupos de ONG e organizações rurais que desejam trocar os seus pontos de vista e experiências sobre o desenvolvimento rural e o futuro das zonas rurais na Europa;
  • Defender os interesses e necessidades dos seus membros junto de outras instituições europeias e nacionais;
  • Servir como elo de ligação com redes similares e instituições que trabalham para um desenvolvimento rural integrado;
  • Organizar encontros entre diferentes Grupos de Acção Local (GAL) a nível europeu;
  • Incentivar as iniciativas que levem à cooperação;
  • Ajudar os associados a encontrar parceiros para seus projectos de cooperação;
  • Divulgar as experiências dos associados;
  • Consolidar, alargar e animar a rede de membros da ELARD;
  • Disseminar a filosofia LEADER, reforçando e melhorando, paralelamente, o instrumento DLBC com vista ao próximo período de programação. 

A ELARD tem acompanhado ativamente os processos de alargamento da UE – 2004, 2007 e 2013 –, encetando esforços para oferecer às recém-criadas redes rurais nos novos Estados-Membros todo o apoio e informações valiosas.

No que respeita a países candidatos à UE, tais como a República da Macedónia do Norte, o Montenegro e a Sérvia, ou outros países ainda como a Geórgia e a Moldávia, a ELARD também fomenta a partilha de conhecimento e experiências, com o objetivo de apoiar e estimular modelos de desenvolvimento rural emergentes. 

Após ter exercido o cargo de vice-presidente da ELARD durante a presidência da Estónia 2016-2017, a MINHA TERRA assume a presidência da ELARD para o período 2018-2019, em sede da 15ª reunião da Assembleia Geral da ELARD, decorrida no dia 23 de Novembro de 2017 em Bruxelas. A presidência portuguesa é representada por Maria João Botelho. 

Contactos

E-mail: elard@elard.eu

Site: www.elard.eu

Página de Facebook: https://www.facebook.com/ELARDaisbl/ 

Artigos relacionados


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Evento de encerramento do projeto "Encosta Viva"

2022-10-05, Urbanização Encosta da Barata, Abrantes

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]