Futuro do desenvolvimento rural na Europa junta mais de 300 participantes em Évora

2018-09-26

De 26 a 28 de setembro, a Conferência LEADER RELOADED | The ELARD Conference on the heartbeat of the LEADER Community acolheu mais de 300 participantes de 26 países da Europa no Évora Hotel, em Évora. Organizado conjuntamente pela presidência portuguesa ELARD – European LEADER Association for Rural Development (2018/2019) e pela MINHA TERRA - Federação Portuguesa de Associações de Desenvolvimento Local, este encontro tomou o pulso aos desafios que se colocam às comunidades rurais e às respostas possíveis enquadradas num novo ciclo de programação de fundo comunitários no horizonte de 2030, em particular o futuro do LEADER/Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC). A abrangência do tema consubstanciada pela dimensão da conferência são o melhor argumento para contar no painel de abertura da conferência, no dia 27 de setembro, com o secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas, a quem se juntou o secretário de Estado do Desenvolvimento e Coesão, Nelson de Souza, no dia 28 de novembro, para as conclusões e encerramento dos trabalhos.

I13219-BANNERXROTATIVO2.JPG

Ao longo de dia e meio, o programa intenso da LEADER RELOADED contou com 36 oradores oriundos de múltiplos quadrantes e horizontes que interviram para suscitar o debate em torno de temas como as ‘aldeias e territórios inteligentes’; a maior proximidade da Europa aos cidadãos; os desafios sociais e ambientais emergentes nas zonas rurais; ou ainda a avaliação das Estratégias de Desenvolvimento Local numa programação orientada para os resultados.

Exposição: 18 países e 7 temas de cooperação transnacional

Tendo como pano de fundo o trabalho em rede e a realização de projectos transnacionais, a organização da conferência decidiu provocar os participantes para um mercado de ideias de cooperação transnacional, com sete nichos temáticos, ponto de partida e de encontro de ideias, projecto e parceiros empenhados em encontrar respostas em conjunto a problemas concretos dos territórios rurais europeus.

Os nichos temáticos de cooperação, integravam um espaço expositivo dedicado a 18 redes europeias de desenvolvimento local, entre as quais representantes da República da Moldávia e da Geórgia, onde já existem programas piloto inspirados no LEADER/DLBC.

Visitas de estudo

Como ante-programa da conferência, Grupos de Ação Local (GAL) portugueses foram desafiados pela organização a acolher delegações estrangeiras de GAL nos dias imediatamente anteriores à conferência, com vista a criar uma dinâmica nacional de rede e a proporcionar uma primeira abordagem dos participantes de outros países à experiência LEADER/DLBC em Portugal.

No mesmo espírito, no primeiro dia, 26 de setembro, todos os participantes foram convidados a fazer visitas de estudo a projetos apoiados no âmbito do LEADER, pelo Grupo de Ação Local anfitrião, GAL Alentejo Central / Monte ACE, com sede em Arraiolos.

Destinatários e Apoios

A conferência que se destinava a representantes de instituições europeias e internacionais, representantes políticos nacionais, redes europeias e nacionais de desenvolvimento rural, grupos de ação local, técnicos de desenvolvimento local, académicos, especialistas e consultores, teve o apoio do PDR2020 e contou ainda com o apoio institucional do MONTE Ace, da Câmara Municipal de Évora, da Rede Rural Nacional, da Câmara Municipal de Arraiolos, da Entidade Regional de Turismo Alentejo e Ribatejo e dos promotores de projetos que acolheram as visitas de campo, partilhando a sua experiência.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]