2019-02-11
Atualizado a 11-03-2019
Tornar as zonas rurais no motor de uma Europa sustentável é tema da conferência conjunta do Comité Económico e Social Europeu (CESE) e do Parlamento Rural Europeu (PRE) que terá lugar nas instalações do CESE, em Bruxelas, a 14 de março, sendo também transmitida pela internet. Maria João Botelho, na qualidade de Presidente da ELARD, integrará o painel dedicado ao apelo urgente ao reforço do papel das zonas rurais no seio de uma Europa sustentável.
O CESE e o PRE estão ambos preocupados com o futuro das zonas rurais, que é, por tendência, descurado pelos responsáveis políticos e eleitos. Num esforço para orientar as políticas de acordo com a via fixada na Declaração de Cork 2.0, o PRE e o CESE têm promovido diligências junto da UE para a necessidade de propor ações destinadas a apoiar às zonas rurais.
Nesta conferência vai estar em discussão a forma de integrar a dimensão de futuro das zonas rurais europeias, à luz das próximas mudanças (documento de reflexão “Rumo a uma Europa mais sustentável até 2030”, política agrícola comum, quadro financeiro plurianual, etc.), nas políticas da Comissão Europeia e do Parlamento Europeu que se seguem, com vista a promover uma Europa mais sustentável. No final serão elaboradas recomendações de política para o novo Parlamento Europeu e próxima Comissão Europeia, que servirão para alimentar o parecer do CESE relativo ao Documento de Reflexão que deverá ser adotado em julho de 2019.
Aceda ao programa da conferência e ao formulário de inscrição. Mais informações através do e-mail nat-events@eesc.europa.eu
Acompanhe a conferência online em:
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]