2012-10-12

2012
«A Abordagem LEADER ao longo do tempo - 20 anos de Desenvolvimento Local Comunitário na prática» foi o título do workshop organizado pela ELARD no dia 9 de outubro, em Bruxelas, no âmbito dos OPEN DAYS.
Tendo por objetivo mostrar o impacto positivo que o trabalho dos Grupos de Ação Local (GAL) tem vindo a ter nas comunidades rurais, o workshop centrou-se em três apresentações/estudos de caso, seguidas de uma sessão de perguntas e respostas.
O primeiro estudo de caso, abrangendo o período inicial de execução do LEADER, baseou-se na experiência do LEADER na Irlanda, o segundo da Finlândia (com LEADER desde 1996) e o terceiro da República Checa, onde o LEADER começou a dar os primeiros passos em 2004.
Petri Rinne, Presidente da ELARD, com base nestes três casos, traçou um gráfico da evolução do impacto do LEADER a vários níveis (combate ao êxodo rural, mudança das políticas nacionais, aumento da participação pública, novos postos de trabalho e empresas, proteção do ambiente, etc.) nos três países, podendo-se concluir que o impacto é mais evidente nos territórios onde o LEADER chegou há mais tempo.
Na sua apresentação da «história de sucesso do LEADER na Europa», o presidente da ELARD deixou ainda algumas questões importantes para 2014-2020, chamando a atenção para a importância da abordagem multi-fundos no âmbito do Desenvolvimento Local Promovido pelas Comunidades (destinada a apoiar não só os territórios rurais mas também as áreas urbanas e peri-urbanas) ter uma dotação financeira adequada no Quadro Estratégico Comum 2014-2020.
Com mais de 160 inscritos, o workshop da ELARD contou «apenas» com 85 participantes, mas ainda assim muito para além da capacidade máxima da sala (68 lugares).
No site da ELARD - European LEADER Association for Rural Development encontra-se disponível mais informação, nomeadamente as apresentações de Petri Rinne, Maura Walsh (LEADER Irlanda) e Radim Srsen (LEADER República Checa) e link para fotografias do workshop.
As restantes apresentações dos OPEN DAYS estão disponíveis no site do evento, aqui.

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]