2020-05-14
A ELARD – Associação Europeia LEADER para o Desenvolvimento Rural celebrou o Dia da Europa, que se assinalou no passado dia 9 de maio, com a divulgação do documento de posição “A Voz da Europa Rural para o Futuro da Europa”, onde expõe as mais-valias da abordagem LEADER para o desenvolvimento equilibrado da Europa e a sua utilidade para a recuperação pós-COVID.
No documento a ELARD identifica os pontos forte do LEADER a nível do combate às alterações climáticas, da promoção do emprego, da democracia e da participação dos cidadãos, da igualdade de género, da integração, do apoio aos jovens, às PME, ao empreendedorismo, à digitização e ao turismo e cultura. São apresentados os principais resultados alcançados e as possibilidades da abordagem. São também apresentadas várias propostas para o futuro, para o programa europeu de recuperação pós-COVID e para o próximo período de programação de fundos comunitários.
A ELARD reúne mais de 2200 Grupos de Ação Local em toda a Europa, através de redes nacionais de 26 países. A Federação Minha Terra representa Portugal na ELARD.
O documento, em Português, está disponível em anexo.
Documentos Anexos:
Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]