Conferência internacional LEADER RELOADED

2018-07-25

De 26 a 28 de setembro, esperam-se cerca de 300 representantes do movimento DLBC/LEADER português e europeu na conferência europeia LEADER RELOADED, organizada conjuntamente pela presidência portuguesa no biénio de 2018/2019 da ELARD (Associação Europeia LEADER de Desenvolvimento Rural) e pela Federação MINHA TERRA em Évora, para tomar o pulso à comunidade LEADER.

I13214-SEMXNOME.JPG

O início de um novo período de programação está aproximar-se a passos rápidos. A ELARD considera que se impõe uma análise, reflexão e elaboração de propostas renovadas com vista ao futuro do LEADER e do Desenvolvimento Local de Base Comunitária (DLBC). Assim, a Conferência LEADER/DLBC de 2018 pretende ser um espaço privilegiado de discussão, análise, conceção, cooperação e trabalho em rede.

Do programa vão constar, entre outros, temas como a maior proximidade da Europa aos cidadãos; os desafios sociais e ambientais emergentes nas zonas rurais; as ‘aldeias e territórios inteligentes’, ou ainda a avaliação das Estratégias de Desenvolvimento Local numa prgramação orientada para os resultados. Ao leque diversificado de tópicos de interesse transversal, vem-se juntar o tema da cooperação transnacional que vai não só ser objeto de discussão, como também de um tempo e de um espaço próprios reservados à partilha de ideias e à criação de futuros projetos ou parcerias.

Em jeito de prólogo, a Organização desafiou os Grupos de Ação Local (GAL) portugueses no sentido de acolherem delegações de GAL de outros países nos dias imediatamente anteriores à conferência. Pretende-se com isto criar uma dinâmica nacional de rede e proporcionar uma primeira abordagem de GAL europeus à experiência LEADER/DLBC em Portugal.

Évora 2007

Estávamos em novembro de 2007, quando decorreu, também em Évora, a conferência final da Iniciativa Comunitária LEADER+ “Resultados do Leader: uma diversidade de experiência territorial”. Nessa altura, o LEADER estava prestes a ser englobado nos Programas de Desenvolvimento Rural da PAC, tornando-se entretanto, desde 2014, parte do DLBC. A Conferência de 2018 recorrerá às conclusões de 2007 na tentativa de promover um melhor entendimento da evolução da metodologia LEADER desde essa altura.

Nas palavras de Maria João Botelho, atual presidente da ELARD e da Federação MINHA TERRA, a Conferência de Évora “é uma oportunidade de dar mais visibilidade ao trabalho destas associações a nível nacional e europeu.” Tendo em conta que as negociações para o próximo quadro estarão a acontecer em paralelo, afigura-se como prioritário marcar quanto antes a posição do movimento. 

Consulte no Site da Conferência LEADER RELOADED o programa provisório, o formulário de inscrição e mais informações úteis.

 


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Evento de encerramento do projeto "Encosta Viva"

2022-10-05, Urbanização Encosta da Barata, Abrantes

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Dia Municipal para a Igualdade 2022

2022-10-17 a 2022-10-31, Atividades em todo o país

Workshop "Promoção da igualdade de género nas zonas rurais da UE"

2022-11-15, Andolsheim (Alto Reno, França)

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]