2017-06-10
A ELARD – Associação Europeia LEADER de Desenvolvimento Rural realizou uma reunião LEADER/DLBC em Bruxelas, a 31 de maio, para discutir sobre o papel da abordagem ascendente na renovação dos Fundos EEI para 2021-2027, que contou com a presença da Federação Minha Terra, na qualidade de vice-presidente da ELARD.
A questão central deste encontro foi a renovação da política de desenvolvimento rural para o período de programação 2021-2027.Os painéis, por sua vez, centraram-se na consolidação do enfoco ascendente e da participação a nível local.
Entre os participantes encontravam-se representantes dos Grupos de Ação Local (GAL) e das redes LEADER, membros do Parlamento Europeu, da Comissão Europeia, da Rede Europeia de Desenvolvimento Rural (REDR), e de parceiros da cooperação.
As apresentações e os documentos de referência (em inglês) podem ser consultados a partir das seguintes ligações:
Primeira Sessão
Exemplos de DLBC
Segunda Sessão
Tarde de reunião de membros da ELARD
Na tarde do mesmo dia, houve uma reunião de membros da ELARD, onde estiveram representados Grupos de Ação Local de diferentes Estados-Membros. Para além de assuntos relacionados com a gestão da associação, os membros partilharam um ponto de situação sobre a implementação do LEADER na União Europeia, manifestando preocupação com a carga burocrática associada à gestão local.
A ELARD retomou os alertas lançados na Declaração de Tartu, relativamente ao futuro do LEADER. No momento em que se reclama uma maior ligação da Europa aos cidadãos, a ELARD reivindica um reforço das abordagens participativas em todos os domínios das políticas comunitárias, dotando-as de recursos adequados e de um quadro regulamentar muito mais simples, e relembra o papel pioneiro do LEADER neste domínio.
Agenda |
| "Advisinar" internacional COREnet sobre infraestruturas e equipamentos partilhados |
2026-02-16, Iniciativa online |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]