2018-06-15
A estância balnear de Albena na Bulgária foi palco, de 4 a 7 de junho, da 5ª conferência internacional LEADER/DLBC neste país dos Balcãs, que assumiu no início deste ano a presidência rotativa do Conselho da União Europeia. A organização deste evento que acolheu cerca de 300 participantes foi partilhada pela ELARD, o Ministério de Agricultura, Alimentação e Florestas da Bulgaria e a Rede LEADER Nacional da Bulgária.
Frente a uma audiência composta por representantes de instituições e organismos europeus, de programas de desenvolvimento rural e operacionais, de autarquias, de autoridades de gestão, de agências de pagamento e de Grupos de Ação Local de 22 países, Maria João Botelho, na qualidade de Presidente da ELARD, comunicou na abertura da conferência a preocupação da Associação Europeia LEADER para o Desenvolvimento Rural (ELARD) no que respeita às mais recentes notícias sobre a política de coesão e regional, assim como sobre as propostas para a nova PAC.
As apresentações focaram diferentes aspetos e perspetivas da Abordagem LEADER/DLBC. Os participantes partilharam boas práticas e conselhos de implementação desta abordagem com vista ao próximo período de programação, como também discutiram ideias de cooperação transnacional entre GAL, inclusive com países de fora da União Europeia.
As apresentações podem ser consultadas no site da ELARD.
Diversificação de atividades económicasDurante muito tempo “rural” e “agrícola” foram sinónimos. No entanto, ao longo das últimas décadas as atividades agrícola e florestal foram perdendo peso na economia e no emprego nas zonas rurais, e essa associação deixou de ser evidente. |
Sistemas alimentares territoriais, cadeias curtas e mercados locaisA estrutura do sistema alimentar global é cada vez mais reconhecida como insustentável quer do ponto de vista ambiental, quer socioeconómico e político. Perante esta realidade, várias iniciativas destinadas a promover a adoção de sistemas alimentares alternativos vêm sendo realizadas. |
Floresta multifuncional e sustentabilidade territorialA floresta é um dos pilares do nosso património ambiental, económico e social. Para além da produção de madeira, que continua a ser vital para diversas fileiras industriais, a floresta oferece muitos outros recursos e serviços que têm um enorme potencial de valorização. |
Agricultura familiar e agroecologiaCada vez mais, os consumidores exigem alimentos seguros e de qualidade provenientes de uma agricultura sustentável e que tenha um menor impacto nos recursos naturais. Já os produtores ambicionam que o seu trabalho se traduza num rendimento justo, que lhes garanta qualidade de vida. |
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]