Cooperar em Português na ExpoBrasil DL 2006

Dez. 2006

6 a 8 de Dezembro

Salvador da Bahía, Brasil

O projecto de cooperação transnacional Cooperar em Português dá mais um passo na construção de uma rede de desenvolvimento local em língua portuguesa, coordenando a participação de uma delegação de ADL portuguesas em diversas iniciativas da ExpoBrasil DL 2006, com destaque para o II Fórum de Desenvolvimento Local em Língua Portuguesa.

O projecto Cooperar em Português é uma iniciativa nascida no âmbito do Vector 2 - Apoio à Cooperação do Programa de Iniciativa Comunitária LEADER+, que perspectiva a criação de uma mentalidade para a cooperação com base numa estratégia de aproximação a países de expressão oficial portuguesa, através de uma abordagem conjunta de temas de interesse comum e da transferência de conhecimentos e práticas. Objectiva-se que o Projecto possa assumir-se, a curto prazo, enquanto plataforma de reflexão e discussão no mundo que fala em português, enfim uma rede de pessoas e entidades com afinidades linguísticas e proximidades culturais que agem e interagem em torno do Desenvolvimento Local.

É neste contexto que, anualmente, o imenso evento em que se traduz a ExpoBrasil, o qual é na sua totalidade dedicado a esta temática -nas suas diferentes metodologias, abordagens, vivências e experiências- se tem vindo a assumir como o espaço privilegiado para a construção comum do Projecto Cooperar em Português.

Este ano, entre 06 e 08 de Dezembro em Salvador da Bahía, no Brasil e a convite das entidades organizadoras, RITS- Rede de Informações para o Terceiro Sector / Rede DLIS - Rede de Desenvolvimento, Local, Integrado e Sustentável, as quais representam a componente brasileira da parceria, está presente na ExpoBrasil 2006- Desenvolvimento Local uma delegação de Associações Portuguesas em representação da componente portuguesa do projecto.

Esta participação, reflecte-se em diversos quadrantes, nomeadamente ao nível:

- de um stand institucional do Projecto no espaço de Feira,

- da programação do evento, através de realização de reuniões, comunicações e encontros paralelos de reflexão e negociação e, ainda

- da co-organização e realização do II Fórum de Desenvolvimento Local em Língua Portuguesa.

Pela sua importância e significado este Fórum assume-se o espaço e momento de excelência desta participação. Nesta segunda edição, a lusofonia constitui um conceito presente, ao verificar-se a participação de representantes de sete dos oito países que têm o Português como Língua Oficial:

- Angola: Plataforma das ONG Angolanas

- Brasil: RITS/Rede DLIS/outras entidades brasileiras

- Cabo Verde: PNLP - Plano Nacional de Luta Contra a Pobreza Rural de Cabo Verde

- Guiné-Bissau: IEPE - Instituto de Estudos e Planeamento Estratégico

- Moçambique: União das Cooperativas Agro-Pecuárias de Maputo

- Portugal: Minha Terra - Federação Portuguesa das Associações de Desenvolvimento Local / Projecto Cooperar em Português / ADL (Dueceira, AD ELO; ADICES; Pinhal Maior e Terras de Sicó)

- São Tomé e Príncipe: Papafpa- Programa de Apoio Participativo à Agricultura Familiar e à Pesca Artesanal.

Ainda na sequência desta deslocação e a convite da AMS - Associação de Municípios do Seridó e ADESE - Associação de Desenvolvimento do Seridó , a delegação portuguesa faz uma incursão por esta região localizada no Estado do Rio Grande do Norte, onde vsita e conhece diversos projectos e experiências locais de desenvolvimento e se reune com diversas organizações para trabalhar processos de intercâmbio e geminação de regiões.

Fruto deste projecto de cooperação transnacional, o site surge como um porta de acesso a esta iniciativa e ponto de contacto e informação. Formulamos o convite para através do endereço www.cooperaremportugues.org acompanharem o nosso dia-a-dia .

Responsável pelo Artigo: Dueceira- Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça / Programa LEADER+ELOZ. Entre LOusã e Zêzere - entidade chefe-de-fila do Projecto Cooperar em Português

Composição Portuguesa da Parceria: 11 Associações de Desenvolvimento Local, concretamente: ADAE, ADD, ADDLAP, AD ELO, ADIBER, ADICES, ADL-Litoral Alentejano, DUECEIRA, LEADERSOR, PINHAL MAIOR e TERRAS de SICÓ


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Jornadas do Mundo Rural 2024

2024-02-29 a 2024-03-01, Alcoutim

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]