Acerca da Minha Terra
Área de Associados

ADL

Associação de Desenvolvimento do Litoral Alentejano

Morada: Rua de Santiago, Lote 5 - ZAM

7540-235 Santiago do Cacém

Tel.: +351 269 827 233

E-mail: adl.alentejano@mail.telepac.pt

Site: www.adl.litoralalentejano.pt

 

Território: Litoral Alentejano

Área: 4.092 km2

Habitantes: 90.781 hab.

Densidade populacional: 22,18 hab./km2

I10359-ADLT.JPG 

Litoral Alentejano

Entre o litoral e o interior, o território de intervenção do GAL ADL compreende cinco concelhos: Alcácer do Sal, Grândola, Odemira, Santiago do Cacém e Sines. Com uma extensa faixa costeira, encaixada entre o oceano Atlântico e a planície alentejana, estendendo-se desde a Península de Tróia (Grândola) ao limite do concelho de Odemira, o Litoral Alentejano encontra-se estrategicamente situado entre a área Metropolitana de Lisboa e o Algarve.

Aliando as potencialidades naturais e ambientais, património arquitetónico e artes e ofícios tradicionais, o Litoral Alentejano tem vindo a evidenciar uma maior dinâmica do tecido económico através da localização de empresas, capacidade de investimento e criação de emprego. No capítulo ambiental, a região conta com inúmeras áreas protegidas – Reserva Natural das Lagoas de Santo e da Sancha, Reserva Natural do Estuário do Sado, Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina – e sítios incluídos na Rede Natura 2000 – Estuário do Sado, Comporta-Galé e Costa Sudoeste, que se traduzem numa enorme riqueza ao nível da biodiversidade.

De grande valor ecológico e paisagístico apresenta-se também a Serra de Grândola, coberta de manchas de sobreiros que se transformam em montados mais abertos onde predomina a pecuária extensiva.

Nas últimas décadas, o Litoral Alentejano solidificou-se como um destino turístico de excelência, primando por uma oferta de qualidade ao nível do alojamento (nomeadamente em espaço rural), atividades de lazer e grandes eventos culturais, como os festivais de música de Sines e da Zambujeira do Mar.

Terra Viva 2019

 

I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER

Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





Newsletter

Agenda

Monte promove workshop sobre início de atividade profissional

2021-04-20, Evento online

ADDLAP promove webinário "Os Desafios do Desenvolvimento Local de Base Comunitária"

2021-04-21, Evento online

GRATER Mar e Câmara do Comércio de Angra organizam iniciativa "Mar à Vista"

2021-04-22 a 2021-05-02,

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

JER | Jovem Empresário Rural - Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural

Agricultura Familiar: Conhecimento, Organização e Linhas Estratégicas

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4