ADD

Associação de Desenvolvimento do Dão

Morada: Rua D. Manuel I, Lote 2, Cave

3550-147 Penalva do Castelo

Tel.: +351 232 642 632 (Chamada para a rede fixa nacional)

E-mail: add@mail.telepac.pt

Site: www.add.pt

 

Território: Dão

Área: 886.6 Km2

Habitantes: 64.262 hab.

Densidade populacional: 72,5 hab./Km2

I10349-ADD.JPG

Dão

A designação do território de intervenção do GAL ADD “Dão” refere-se à sub-região estatística em que se insere “Dão-Lafões” (parte da região Centro), ao rio Dão (nasce na freguesia de Eirado – Aguiar da Beira, atravessando os restantes concelhos do território (Penalva do Castelo, Mangualde e Nelas – à exceção de Sátão) e ao Vinho do Dão, cuja Região Demarcada, instituída em 1908, conta com cerca de 20 mil hectares de vinha.

O território apresenta outros produtos de qualidade (e rendibilidade) como a maçã Bravo de Esmolfe, a castanha de Soutos da Lapa ou mesmo o queijo Serra da Estrela, mas é a vinha que predomina, com milhões de cepas plantadas, sobretudo da casta Touriga Nacional, considerada por muitos a rainha das castas tintas portuguesas.

A importância da agricultura não acontece de forma homogénea nos cinco concelhos, dado que Nelas e Mangualde apresentam um setor secundário mais desenvolvido, verificando-se a fixação e algumas empresas de grande dimensão. A iniciativa empresarial, sobretudo ao nível de microempresas, tem vindo aliás a contrariar a redução demográfica que também carateriza este território.

A crescente oferta de alojamento e restauração não só tem vindo a contrariar o fenómeno do desemprego como a revelar o potencial turístico do Dão. Além da riqueza natural paisagística, o território beneficia de abundante património arquitetónico, sobretudo religioso, vestígios megalíticos (antas e castros), artesanato e gastronomia dignos de referência. Acresce ainda a importância a nível do termalismo, com destaque para as termas de Alcafache (Mangualde), Caldas da Felgueira (Nelas) ou Caldas da Cavaca (Aguiar da Beira).






[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]