Associação de Desenvolvimento do Dão, Lafões e Alto Paiva
Morada: Rua dos Loureiros, 16 r/c
3500-148 Viseu
Tel.: +351 232 421 215 (Chamada para a rede fixa nacional)
E-mail: addlap@addlap.pt
Site: www.addlap.pt
Território: Dão, Lafões e Alto Paiva
Área: 1.119,98 km2
Habitantes: 99.158 hab.
Densidade populacional: 88,54 hab./km2
Dão, Lafões e Alto Paiva
O território do GAL ADDLAP, abrangendo cinco concelhos pertencentes ao distrito de Viseu – Oliveira de Frades, São Pedro do Sul, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela – região Centro – apresenta um conjunto de fatores diferenciadores que concorrem para a sua afirmação como espaço de múltiplas oportunidades.
Caracterizando-se por ser um território de montanha, influenciado pela Serra da Gralheira (concelho de São Pedro do Sul), Serra de Leomil (Vila Nova de Paiva) e Serra do Caramulo a sul (Oliveira de Frades), é um território densamente irrigado. Os rios Vouga, Paiva e Dão são as linhas de água mais representativas. A região tem ainda dois espaços que integram a Rede Natura, como Sítios de Importância Comunitária pertencentes à região biogeográfica mediterrânica: o Sítio do Rio Paiva (Vila Nova de Paiva) e o Sítio do Cambarinho (Campia – Vouzela) que alberga uma das maiores populações nacionais de loendros.
Neste território encontra-se um dos principais centros da rede urbana nacional e regional – a cidade de Viseu, com fortes interdependências aos espaços envolventes caracteristicamente rurais ou, pela força das dinâmicas urbanas que extravasam os limites da cidade, se assumem cada vez mais como “rurbanos”. A realidade aqui encontrada é o exemplo evidente das novas lógicas de organização e funcionalidade dos padrões de apropriação humana, nas quais se encontram exemplos como o rural industrializado, o rural não agrícola das áreas de segunda ou de primeira residência dos que trabalham na cidade, o rural profundo onde tudo parece permanecer desde a origem ou ainda o rural da base económica especializada.
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]