Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Outono às quartas no Portugal Rural

Out. 2005

Bailarico estremenho em plena Lisboa

O grupo cultural e etnográfico Rosas do Lena, o oleiro Álvaro Pedrosa e o latoeiro Zé Latas estão no 115 da Rua Saraiva de Carvalho, em Lisboa, no próximo dia 19, para dar a conhecer um pouco da Cultura e Tradição na Alta Estremadura. Esta presença insere-se no espaço «Outono às quartas», organizado pela Loja Portugal Rural e pelas associações que compõem este projecto de divulgação e valorização de produtos locais.

Desde vez coube à ADAE (Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura) a organização de uma semana dedicada a uma área do país, a Estremadura. O grupo Rosas do Lena representa a etnografia do concelho da Batalha e da Alta Estremadura, tendo sido pioneiro na investigação da cultura popular da sua região. Fundou escolas de artesanato e do jogo do pau e reintroduziu os instrumentos de cordas na música popular.

As suas recolhas salvaram inúmeras peças da etnografia regional, desde o trajo às danças e cantares, das alfaias agrícolas aos jogos. No rol de jogos recuperados inclui-se o «jogo do mioto» ou «milhafre», que reproduz a captura das outras aves pelos milhafres. A preservação dos fandangos tem sido outra das facetas do Rosas do Lena. Portanto, se quer saber como é um bailarico estremenho, não deixe de passar por Campo de Ourique. A Loja Portugal Rural está aberta das 10 às 22 horas.

Outra das razões para dar uma saltada à Portugal Rural na quarta-feira 19 de Outubro é a presença de Álvaro Pedrosa. Este oleiro de Bajouca leva a sua roda de moldar ao vivo alguidares, pratos, potes para azeitonas, malgas... Em simultâneo, o latoeiro Zé Latas, de Jardoeira, mostra alguns dos segredos da arte de fazer candeias à antiga, ou seja, em folha de chapa.

Elsa Neves, gestora da Loja Portugal Rural, considera que «a animação cultural que vai decorrer pode proporcionar belos momentos a quem nos visitar. A doçaria local, bem como o vinho abafado vão estar presentes para representar as iguarias da região mas gostaria especialmente de convidar as escolas e as crianças a nos visitarem dia 19 de Outubro».

Formam a Loja Portugal Rural as seguintes entidades:

Associação das Casas do Povo da Região Autónoma da Madeira (ACAPORAMA),

Associação de Desenvolvimento da Alta Estremadura (ADAE),

Associação de Desenvolvimento Local Bairrada e Mondego (ADELO),

Associação de Desenvolvimento de Iniciativas Culturais, Sociais e Económicas (ADICES),

Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Norte (ADIRN),

Associação para o Desenvolvimento da Terra Quente (DESTEQUE),

Associação para o Desenvolvimento e Promoção Rural do Oeste (LEADER OESTE),

Associação para o Desenvolvimento do Alentejo Central (MONTE, ACE),

Associação para o Desenvolvimento Integrado do Ribatejo Interior (TAGUS)

e PróRegiões.

Loja Portugal Rural

Rua Saraiva de Carvalho, 115

1250-245 Lisboa

Tel. 21 395 88 89

Documentos Anexos:

Outono às quartas

Terra Viva 2019

 

I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER

Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





Newsletter

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

JER | Jovem Empresário Rural - Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural

Agricultura Familiar: Conhecimento, Organização e Linhas Estratégicas

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4