ACAPORAMA

Associação de Casas do Povo da Região Autónoma da Madeira

Morada: Rua do Brasil, Bloco 15 N.º 110

9000-134 Funchal

Tel.: +351 291 761 460 (Chamada para a rede fixa nacional)

E-mail: geral@acaporama.org

Site: www.acaporama.org

 

Território: Madeira Leste e Porto Santo

Área: 170,06 Km2

Habitantes: 33,948 hab.

Densidade populacional: 199,6 hab./km2

I10347-ACAPORAMA.JPG

Madeira Leste e Porto Santo

O território de intervenção do GAL – 11 freguesias de quatro concelhos (Câmara de Lobos, Machico, Santa Cruz e Porto Santo) das ilhas da Madeira e Porto Santo – é de formação vulcânica e marcado por um relevo acidentado, com montanhas de grandes altitudes, vales profundos e estreitos e declives muito acentuados, e uma costa marítima muito escarpada. Dadas estas características, a superfície agrícola utilizada representa apenas cerca de nove por cento da superfície total.

A ilha do Porto Santo enfrenta ainda limitações acrescidas decorrentes, sobretudo, da sua pequena dimensão (cerca de 42 km2) e da escassez de recursos hídricos, que originam fortes limitações ao povoamento.

Das características orográficas do território resulta uma paisagem imponente mas acolhedora, determinante para o emergir do turismo como atividade económica preponderante no desenvolvimento da região. A qualidade da paisagem é, em algumas zonas, marcada pela intervenção humana no sentido de adaptar as condições orográficas à prática da atividade agrícola, nomeadamente pela construção dos socalcos (poios) e das levadas (cerca de 1500 km de canais de transporte de água), constituindo hoje importantes elementos do património natural do território.

Com património natural e paisagístico rico e diversificado, a região conta com várias áreas protegidas terrestres e marinhas que fazem da Madeira a região do país com mais elevada percentagem de superfície abrangida por áreas classificadas no âmbito da conservação da natureza.

Ao nível do património natural, de valor científico e paisagístico, merece especial destaque a Floresta Laurissilva que, ocupando cerca de 20 por cento da ilha, constitui a maior mancha contínua desta floresta característica da Macaronésia – classificada Património da Humanidade pela UNESCO.






[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]