Acerca da Minha Terra
Área de Associados

Cooperar em Português na «ExpoBrasil Desenvolvimento Local 2007»

Dez. 2007

A edição deste ano da ExpoBrasil decorreu no Centro de Convenções de Natal entre os dias 3 e 5 de Dezembro, nela participaram algumas ADL portuguesas em representação do Projecto transnacional «Cooperar em Português» que integra 11 ADL: DUECEIRA (chefe-de-fila), ADAE, ADD, ADDLAP, AD ELO, ADIBER, ADICES, ADL, Leadersor, Pinhal Maior, Terras de Sicó e duas entidades brasileiras: RITS- Rede de Informações para o Terceiro Sector e Rede DLIS- Desenvolvimento Local, Integrado e Sustentável.

O projecto Cooperar em Português é uma iniciativa nascida no âmbito do Vector 2 - Apoio à Cooperação do Programa de Iniciativa Comunitária LEADER+, que perspectiva a criação de uma mentalidade para a cooperação com base numa estratégia de aproximação a países de expressão oficial portuguesa, através de uma abordagem conjunta de temas de interesse comum e da transferência de conhecimentos e práticas. Objectiva-se que o Projecto possa assumir-se, a curto prazo, enquanto plataforma de reflexão e discussão no mundo que fala em português, enfim uma rede de pessoas e entidades com afinidades linguísticas e proximidades culturais que agem e interagem em torno do Desenvolvimento Local. É neste contexto que, anualmente, o imenso evento em que se traduz a ExpoBrasil, o qual é na sua totalidade dedicado a esta temática -nas suas diferentes metodologias, abordagens, vivências e experiências- se tem vindo a assumir como o espaço privilegiado para a construção comum do Projecto Cooperar em Português.

O painéis ´Desenvolvimento local em Portugal: o que são, onde estão e o que fazem as ADL´ e ´Desenvolvimento local em Cabo Verde: gestão compartilhada e participação social´ deram a conhecer algumas das mais significativas experiências de desenvolvimento local em Portugal e em Cabo Verde.

A ADDLAP apresentou o kartódromo de Vila Nova de Paiva, construído com o apoio do programa LEADER+, sob a exigência do desenvolvimento de um tipo de combustível menos poluente. A ADL apresentou projectos relacionados com as áreas social, económica, ecológica e cultural. A Pinhal Maior apresentou o projecto da escola primária em Chivato, na cidade de Nacala Porto (Moçambique), e anunciou a construção de uma escola na Região do Fogo, em Cabo Verde. A Dueceira, abordou a necessidade da implementação de uma lógica de territórios e destacando, em sua apresentação, projectos educacionais que têm como objectivo reforçar a identidade de municípios que compartilham a mesma cultura.

Mais informações

ExpoBrasil Desenvolvimento Local

Projecto transnacional «Cooperar em Português»

Contactos

Dueceira- Associação de Desenvolvimento do Ceira e Dueça

Programa LEADER+ELOZ. Entre LOusã e Zêzere

Apartado 20 - 3200-909 Lousã

Rua General Humberto Delgado (antigo edifício do GAT) 3200 Lousã

Telefone: 239 99 52 68 Fax: 239 99 10 18

e-mail:dueceira.eloz@mail.telepac.pt

Terra Viva 2019

 

I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER

Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.





Newsletter

Agenda

Formação para responsáveis políticos "Autoridades locais e implementação do ODS 11"

2021-06-08 a 2021-09-20, Inscrições abertas

Caravana AgroEcológica promove Dia Aberto de Produtores em Lisboa

2021-06-20, Museu de Lisboa - Palácio Pimenta

ELARD

 
I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG
 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

Projetos PDR2020 Apoiados

 
I20-PDRXPT2020XFEADER.JPG
 

Plano de Informação LEADER 2020

Rede LEADER 2020: Qualificar, Cooperar, Comunicar

LEADER DLBC em Portugal e na Europa

JER | Jovem Empresário Rural - Cultivar Ideias, Dinamizar o Espaço Rural

Agricultura Familiar: Conhecimento, Organização e Linhas Estratégicas

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





SICLIK.COM.S8V2.MINHATERRA.PT.4