Workshop - Olhares partilhados sobre Cabo Verde

Jun. 2008

6 de Junho de 2008, pelas 10h00

Centro de Congressos de Lisboa

A ACVER - Associação Internacional para a Cooperação e o Desenvolvimento de Comunidades Rurais, cujo objecto é:

- «Cooperação e desenvolvimento rural, formação profissional, estudos e planeamento», organizou um workshop, no Centro de Congressos de Lisboa, no dia 6 de Junho, onde foram apresentados quer a associação quer os resultados obtidos, nomeadamente pela 3ª Missão Conjunta a Cabo Verde, uma das acções previstas no âmbito do Projecto PEPRA - Projecto de Reforço das Parcerias e de Apoio à Execução do Programa de Luta Contra a Pobreza Rural (PLPR) em Cabo Verde.

A ACVER, ao longo dos últimos anos, tem promovido diversas iniciativas com vista à erradicação da pobreza, nomeadamente em cinco ilhas do arquipélago de Cabo Verde (Brava, Fogo, Santiago, Santo Antão e S. Nicolau).

As acções são organizadas pelas diversas associações de desenvolvimento local e passam, para além de outras, pela formação de pessoas residentes nas zonas mais rurais, em diversas áreas. Desde a gastronomia passando pelos têxteis e sobretudo, o turismo, que é uma área em expansão no arquipélago. Estas formações foram todas planeadas pela ACVER de forma, a dotar o país de recursos humanos qualificados para alcançar o desenvolvimento sustentável, privilegiando sempre o espaço em meio rural, onde falta «quase» tudo.

Este projecto de cooperação entre Portugal e Cabo Verde, que tem sido apoiado pelo IPAD, nacionalmente, e pelo FIDA (Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola), tem ajudado no desenvolvimento de capacidades nas comunidades locais, de forma a todos juntos lutarem contra a pobreza, um problema que tanto afecta o arquipélago. Nesta parceria, entre dois países irmãos, houve troca de experiências e formação profissional que serão pilares basilares para a implementação de micro empresas nas comunidades rurais.

O workshop foi integrado na 1ª Edição dos Dias do Desenvolvimento - « A Cooperação Portuguesa: a língua e a cultura na promoção do desenvolvimento». Neste estiveram representados, entre outros, o Presidente do IPAD - Dr. Augusto Manuel Correia; o Coordenador da Unidade de Coordenação do Programa de Luta Contra a Pobreza em Cabo Verde - Dr. José Maria Veiga; pelo Programa LEADER o Eng.º Rui Batista; intervenções de Mohamed Manssouri, pelo FIDA - Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola - Divisão África Oeste e Centro, e de Samuel Thirion, como Avaliador Externo.

Para além das Associações de Desenvolvimento Local, parceiras da ACVER, estiveram presentes, por representação, as Câmaras Municipais de Marinha Grande e Moita, o Ministério da Economia, o IPAD, a Federação Minha Terra, estudantes Caboverdianos, entre outros visitantes da Feira, curiosos pela aliciante temática.

Como avaliação final, a presença da ACVER foi muito positiva. No entanto, os frutos desta presença serão mais visíveis, em dias vindouros. Um «investimento» que não deverá ser esquecido mas sim, ser visto como um ponto de partida para trabalho futuro.

Fazem parte da ACVER as seguintes ADL: BEIRA DOURO; SOL DO AVE; ACAPORAMA; RAIA HISTÓRICA; CORANE; PINHAL MAIOR; MONTE; ROTA DO GUADIANA; Associação do DOURO HISTÓRICO e TERRAS DENTRO.


Terra Viva 2019


I14-TERRAXVIVA.JPG

A 3.ª edição do programa Terra Viva da Antena da TSF deu voz e ouvidos a 54 promotores e promotoras de projetos, beneficiários da Medida LEADER do PDR2020 através dos Grupos de Ação Local do Continente, entre os dias 3 de junho e 9 de julho de 2019.

ELARD

 

I19-BOTXXOXFMTXPRESIDENCIA.JPG

 

A ELARD, constituída por redes nacionais de desenvolvimento rural, congrega Grupos de Ação Local gestores do LEADER/DLBC de 26 países europeus. A MINHA TERRA foi presidente da ELARD no biénio 2018-2019.

54 Projetos LEADER 2014-2020

 
I2-54XPROJETOS.JPG

Repertório de projetos relevantes e replicáveis apoiados no âmbito da Medida 10 LEADER do Programa de Desenvolvimento Rural 2020 elaborado pela Federação Minha Terra.

Cooperação LEADER


Edição da Direção-Geral de Agricultura e Desenvolvimento Rural e Federação Minha Terra, publicada no âmbito do projeto “Territórios em Rede II”, com o apoio do Programa para a Rede Rural Nacional.






Agenda

Roda de Diálogo para a Alimentação

2022-09-15 a 2022-09-29, Eventos online

Formação Prática em Planeamento Holístico e Planos de Pastoreio

2022-09-29 a 2022-09-30, Salão da Junta de Freguesia de Mértola

Iniciativa "Há Festa na Aldeia" está de regresso à aldeia de Ul

2022-10-01 a 2022-10-02, Ul, Oliveira de Azeméis

Cimeira Nacional de AgroInovação 2022

2022-10-11 a 2022-10-12, CNEMA, Santarém

Receitas e Sabores dos Territórios Rurais

 

 I15-LIVROX7MG.JPG 

O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.





[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]