Associação de Desenvolvimento do Vale do Douro
Morada: Avenida das Acácias 5100-070 Lamego
Tel.: +351 254 611 223 (Chamada para a rede fixa nacional)
Email: geral@beiradouro.pt
Site: www.beiradouro.pt
Território: Vale do Douro Sul
Área: 1.423 Km2
Habitantes: 86.764 hab.
Densidade populacional: 61 hab./Km2
Vale do Douro Sul
Nove concelhos (num total de 136 freguesias) compõem o território de intervenção do GAL BEIRA DOURO: Armamar, Lamego, Moimenta da Beira, Penedono, Resende, S. João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca.
O Vale do Douro Sul é uma região de características muito próprias que, ao longo da história, experimentou modos de funcionamento espontâneos, normalmente polarizados pela cidade de Lamego. Ainda hoje, esta região conserva ativos diversos laços económicos intrarregionais, formas próprias de organização de propriedade e características históricas, sociais e religiosas que lhe conferem uma diferenciação e identidades próprias.
Em termos físicos, o território apresenta duas realidades bem marcantes, referentes às fortes características que o limitam, sobretudo a norte e a sul. A norte, é limitado pela vertente ribeirinha do Douro; a sul, por importantes maciços montanhosos, que sempre constituíram uma barreira física natural, com especial referência para as serras de Montemuro (1.381m), Leomil (1.008m) e da Lapa (953m).
A rede hidrográfica, caracterizada por um conjunto extenso de cursos de água, dominado pela bacia hidrográfica do rio Douro, constitui um dos principais recursos naturais do território, quer pela valia cénica e económica, quer pelas oportunidades de lazer que apresenta.
Os recursos naturais, culturais e patrimoniais constituem, de resto, um dos pontos fortes mais importantes deste território. O excecional património da época medieval, com maior expressão nos concelhos de Lamego, Resende e Tarouca, é um dos seus maiores tesouros históricos e culturais. No sentido de preservar, valorizar e divulgar este património, foram criados os Itinerários Medievais do Douro Sul que são hoje um produto turístico de valor inestimável. A vertente norte do território é indissociável do Douro Vinhateiro, Património da Humanidade pela UNESCO, e berço de uma das marcas mais importantes do país, o vinho do Porto.
O livro “Receitas e Sabores dos Territórios Rurais”, editado pela Federação Minha Terra, compila e ilustra 245 receitas da gastronomia local de 40 territórios rurais, do Entre Douro e Minho ao Algarve.
[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]