ROTA DO GUADIANA

Associação de Desenvolvimento Integrado

Morada: Rua Dr. Luís de Almeida e Albuquerque, Serpa

(Edifício da antiga biblioteca de Serpa)

Tel.: +351 284 540 220 (Chamada para a rede fixa nacional)

E-mail: rota@rotaguadiana.org

Site: www.rotaguadiana.org

 

Território: Margem Esquerda do Guadiana

Área: 2.749 km2

Habitantes: 40.410 hab.

Densidade populacional: 14,6 hab./km2

I10390-ROTAXDOXGUADIANA.JPG 

Margem Esquerda do Guadiana

A Margem Esquerda do Guadiana, estruturada a oeste pelo rio Guadiana e a este pela linha de fronteira que divide os dois países ibéricos, ocupa os concelhos de Barrancos, Moura, Mourão e Serpa, e duas freguesias do de Mértola (Corte do Pinto e Santana de Cambas.

A designação do território de intervenção do GAL advém não só da sua localização geográfica mas também dos diversos acontecimentos históricos que marcaram de forma indelével a sua cultura e identidade. E é este conjunto de afinidades, quer do ponto de vista geográfico, quer histórico, que lhe confere grande potencial de desenvolvimento.

Pouco a pouco, numa perspetiva integrada de valorização dos recursos endógenos e captação de recursos exógenos, o território tem vindo a apresentar experiências e iniciativas que contrariam algumas das suas maiores fragilidades.

A construção de boas acessibilidades e de grandes empreendimentos (como a Barragem de Alqueva), a par da diversificação de atividades em meio rural, têm contribuído para uma maior atratividade do território. A nível ambiental, parte significativa do território integra-se na Rede Natura 2000.

Da Margem Esquerda do Guadiana saem vinhos afamados, azeite de grande qualidade com DOP (Denominação de Origem Protegida), um inigualável queijo (Serpa) – igualmente DOP, que é dos queijos portugueses mais apreciados, e um presunto – de Barrancos – obtido exclusivamente a partir de porco de raça Alentejana e detentor da única DOP para presuntos no país.






[ETAPA RACIONAL ER4WST V:MINHATERRA.PT.5]